Eleições em BH

Luisa Barreto gastou o equivalente a 39% do patrimônio em publicações nas redes

Ainda desconhecida por parte do eleitorado da capital mineira, a candidata do PSDB à PBH tem focado nas redes sociais

Por Fransciny Alves
Publicado em 24 de setembro de 2020 | 10:30
 
 
 
normal

Ainda desconhecida por parte do eleitorado da capital mineira, a candidata do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte, Luisa Barreto, tem apostado nas redes sociais para virar esse jogo. E isso fez com que ela já empenhasse o equivalente a 39% do patrimônio declarado à Justiça Federal para impulsionar publicações no Facebook e no Instagram.

De acordo com o portal DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a tucana declarou R$ 137,8 mil em bens - parte de três apartamentos e de um sítio, quota de empresa de consultoria e saldos em duas contas de banco.

Já o valor gasto, entre 4 de agosto e 22 de setembro, com publicações pagas chega a R$ 54,1 mil. Segundo a biblioteca de anúncios da rede social, a quantia foi usada para impulsionar 55 posts. A plataforma ainda mostra que outros R$ 4.210 foram desembolsados por outros perfis para dar uma ajuda em quatro publicações da ex-secretária-adjunta de Planejamento e Gestão do governo de Romeu Zema (Novo). Todas, elas, no entanto, estão inativas. 

Da corrida pelo comando da PBH, até agora, Luisa foi quem mais investiu em impulsionamento. A campanha eleitoral somente começa no dia 27 de setembro, mas a legislação eleitoral não proíbe o impulsionamento de publicações em redes sociais nesse período de pré-campanha. A regra somente veda o pedido explícito de voto. Em seus perfis, Luisa Barreto tem aproveitado para criticar ações do atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), e a apresentar pontos do seu plano de governo.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!