Ministério Público

Nepomuceno retorna ao MP de Minas, mas agora em outra promotoria

Ele atuará na 11ª Promotoria de Justiça de Combate ao Crime Organizado e Investigação Criminal, em Belo Horizonte

Por Lucas Ragazzi
Publicado em 06 de junho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Afastado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em um processo polêmico, o promotor Eduardo Nepomueno, do MP de Minas, está de volta à instituição. Na última terça-feira, ele foi escalado para atuar na 11ª Promotoria de Justiça de Combate ao Crime Organizado e Investigação Criminal, em Belo Horizonte. Apesar do retorno, as investigações antigas lideradas por Nepomuceno continuam na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, responsável pelas apurações de corrupção no poder público. 

O promotor ficou conhecido por abrir investigações contra políticos famosos no Estado. No ano passado, ele reabriu a apuração sobre a construção o aeroporto de Cláudio, suspeito de ter sido feito apenas para benefício pessoal do então governador Aécio Neves (PSDB-MG). Nepomuceno também abriu inquéritos envolvendo o ex-governador Fernando Pimentel (PT) e o ex-senador Zeze Perrella (MDB-MG).

Ele havia sido afastado pelo CNMP em março de 2017 por supostamente ter descumprido deveres previstos na Lei Orgânica do MPMG. Nepomuceno sempre negou e afirmava que a decisão se deu por motivos políticos. Em palestra durante congresso da Associação dos Juízes Federas do Brasil (Ajufe), no ano passado, Nepomuceno chamou a atenção ao criticar a maneira como o MPMG sofre influências externas para prejudicar o trabalho de promotores e procuradores. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!