Cobrança

PSDB pede ao presidente demissão de Weintraub por ataque ao STF em reunião

Para o partido, Bolsonaro demite imediatamente o ministro ou estará abraçando a fala do auxiliar

Por Fransciny Alves
Publicado em 22 de maio de 2020 | 18:58
 
 
 
normal

O diretório nacional do PSDB cobrou do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a demissão do ministro da Educação Abraham Weintruab por ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante reunião ministerial, realizada no dia 22 de abril. O vídeo do encontro faz parte das provas de uma investigação da Corte sobre uma suposta interferência do chefe do Palácio do Planalto na direção da Polícia Federal.

Na reunião, Weintraub fala: “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF. E é isso que me choca”. Por conta disso, o PSDB pede a saída do ministro. “Sem meias palavras: ou Bolsonaro demite imediatamente o ministro da Educação Abraham Weintraub ou estará abraçando a fala do auxiliar”, disse o presidente nacional do partido, Bruno Araújo.

Ainda segundo a nota, a reunião ministerial vai ficar marcada como um dos “momentos mais baixos e deprimentes da história recente brasileira”. “Nenhum apego à liturgia do cargo, linguagem chula, ameaças gratuitas. Em alguns momentos parecia mais uma reunião de uma gangue armamentista”, escreveu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!