Eleição

Senadores de MG assinam pedido pelo voto aberto na eleição da Casa

Carlos Viana (PSD) assinou o pedido no início da tarde desta sexta (1º). Anastasia (PSDB) e Pacheco (DEM) já haviam colocado os nomes no termo


Publicado em 01 de fevereiro de 2019 | 15:15
 
 
 
normal

Os três senadores mineiros assinaram um termo que pede à Mesa Diretora da Casa que os votos para presidente do Senado, na eleição que ocorre na tarde desta sexta-feira (1º), sejam abertos e públicos.

Carlos Viana (PSD) assinou o pedido no início da tarde. Anastasia (PSDB) e Pacheco (DEM) já haviam colocado os nomes no termo.

Na avaliação de interlocutores experientes, Renan Calheiros (MDB-AL) deve ser eleito presidente do Senado, caso a eleição seja fechada. Já se a pressão de parte da Casa der certo e o voto for público, alguns parlamentares devem evitar o apoio ao emedebista por conta da opinião pública.

A questão que decidirá se o voto será secreto ou não ficará para o início da sessão, previsto para as 16h. Uma manobra de Renan tenta colocar um aliado, o senador José Maranhão, como secretário da sessão, o que ocasionaria o voto secreto.

Na bancada mineira, apesar do apelo pelo voto aberto e pelas declarações de votos em outros nomes, é provável que pelo menos um dos três senadores do Estado apoiem Renan, em caso de voto secreto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!