CINCO ANOS DE BRUMADINHO

Ministro de Minas, Alexandre Silveira pede por mineração 'séria' e 'responsável'

O Ministro de Minas e Energia pediu a responsabilização dos envolvidos na tragédia de Brumadinho e salientou a importância de uma mineração séria, segura e responsável

Por O TEMPO
Publicado em 25 de janeiro de 2024 | 11:46
 
 
 
normal

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), aproveitou o dia em que se completa 5 anos da tragédia de Brumadinho para pedir agilidade na Justiça na responsabilização dos envolvidos e melhores práticas de mineração. O rompimento da barragem do Córrego do Feijão matou 272 pessoas, mas nenhum dos 16 réus no processo que corre na Justiça Federal foram condenados ainda.

Na plataforma X (antigo Twitter), o político mineiro prestou solidariedade às famílias das vítimas e relembrou a importância de se fazer uma mineração segura que não impacte o meio-ambiente e as comunidades locais:

"Iniciei meu trabalho à frente do MME pautando minhas ações por uma mineração séria, segura, que reduz os impactos nas comunidades. E tivemos importantes conquistas, como a instituição da PNAB (Política Nacional dos Atingidos por Barragens), que garantirá os direitos dos atingidos. Não descansaremos até a responsabilização dos envolvidos. Nossos recursos naturais devem servir ao povo, não o contrário", escreveu. 

Pré-candidatos à PBH se manifestam

Além de Silveira, outros políticos mineiros também se manifestaram nas redes. O jornalista Carlos Viana (Pode), pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, destacou que a mineração é importante para a economia, mas que precisa ser feita de forma segura: "Crimes como os de Brumadinho e Mariana jamais podem acontecer. E a Justiça deve responsabilizar os culpados". 

As também pré-candidatas à PBH, a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) e deputada federal Duda Salabert (PDT), fizeram um apelo nas redes para que os atingidos sejam melhor amparados e os envolvidos pela tragédia responsabilizados:

"São 05 anos do crime de Brumadinho. Estamos longe de uma reparação justa e integral. A justiça está desfavorecendo os atingidos e eles estão recebendo até 80% a menos nas indenizações", escreveu Bella. "Foram 272 pessoas mortas e um rio afetado. Depois desses 5 anos, NINGUÉM foi preso, a legislação ambiental foi desmontada e o poder político das mineradoras só aumenta", acusou Duda. 

O deputado federal Rogério Correia, que pretende ser candidato à Prefeitura de BH pelo PT, foi outro mineiro que pediu a indenização às famílias atingidas: "Até hoje as famílias atingidas não foram ressarcidas e o meio ambiente não foi recuperado". 

Uma série de atos em homenagem às vítimas do rompimento da barragem ocorre hoje em Brumadinho. Além de um ato religioso, que aconteceu nessa manhã, 272 balões serão soltos no mesmo horário em que a barragem se rompeu.

A reportagem entrou em contato com a Justiça Federal e a Vale sobre as acusações feitas e matéria será atualizada com os retornos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!