Mensalão Mineiro

'Muita gente trabalhou para que eu não fizesse a delação', diz Valério

O empresário foi ouvido na Justiça mineira na tarde desta sexta-feira, mas respondeu somente algumas questões por negociar delação premiada

Por Luíza Muzzi
Publicado em 07 de abril de 2017 | 13:55
 
 
 
normal

Apesar da defesa do empresário Marcos Valério ter afirmado que ele ficaria calado durante a audiência na Justiça mineira que trata sobre o esquema que ficou conhecido como "mensalão tucano", o réu acabou fazendo algumas declarações à juíza, chegando a afirmar que "muita gente trabalhou" para que ele não fizesse a delação premiada. 

"Minha delação, muita gente quis que eu não fizesse, muita gente trabalhou para que eu não fizesse. 'N' manobras foram feitas", disse Marcos Valério à juíza. Antes disso, o advogado Jean Robert Kobayashi chegou a pedir a suspensão da audiência por conta da negociação com a Polícia Federal da delação. 

Ele é réu no processo que apura o esquema abasteceu com recursos ilícitos a campanha de reeleição do governador Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. Valério chegou ao tribunal por volta das 14h. A audiência acontece na 9ª Vara Criminal no Fórum Lafayette. Assista ao vídeo do momento em que ele chegou ao tribunal com o uniforme do sistema prisional: 

Antes da audiência o advogado dele afirmou que o empresário, que está preso há quatro anos e já é condenado a 37 anos de prisão pelo "mensalão petista", ficaria em silêncio por conta da negociação com a PF. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) não sinalizou ter aceitado a proposta da delação, em junho do ano passado. 

O tucano já foi condenado em primeira instância em outro processo e recorre em liberdade. Na delação que negocia, Marcos Valério promete delatar políticos com e sem mandato que teriam participado do esquema de financiamento ilegal da campanha do PSDB.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!