ELEIÇÃO MUNICIPAL

Pedro Aihara deve concorrer a Prefeitura de Brumadinho

Deputado mudou seu domicílio eleitoral para a cidade, e aliado confirmou seu plano para outubro

Por Mariana Cavalcanti e Letícia Fontes
Publicado em 11 de abril de 2024 | 15:45
 
 
 
normal

O deputado federal Pedro Aihara (PRD) deve disputar a eleição para a Prefeitura de Brumadinho. Apesar de ele negar que tenha tomado uma decisão, dados disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que ele mudou o domicílio eleitoral para a cidade da região metropolitana e um aliado confirmou sob a condição de anonimato o plano do parlamentar.

Aihara ficou conhecido por ser o porta-voz dos bombeiros após o rompimento da barragem do Córrego do Fundão. Conforme apurou O TEMPO, ele teria se reunido com seu partido no início da semana. O objetivo seria que Aihara disputasse em Brumadinho, onde teria mais chances de vencer e, assim, liberar uma cadeira na Câmara para outro nome do partido.

“Existe um convite para que eu lance meu nome, e essas especulações fazem parte do processo. O que existe de fato, no momento, é o nosso atual projeto político, em que o Gabriel Parreiras é o nosso pré-candidato para prefeito”, declarou Aihara.

A ideia, nos bastidores, é que Fabiano Cazeca, terceiro suplente do PRD, financie a campanha de Aihara em Brumadinho e assuma sua cadeira na Câmara, em caso de vitória. Empresário e advogado, Cazeca tem 69 anos e tem registrado R$ 14,9 milhões em bens declarados. A assessoria dele diz que sua participação nas eleições está em negociação. E uma fonte do partido nega que haja um acordo fechado neste sentido. 

Até a última semana, Cazeca era cotado para ser vice de Carlos Viana (Podemos) na disputa de Belo Horizonte. Na quinta-feira, ele chegou a anunciar que havia se filiado ao Republicanos. A filiação, entretanto, não foi oficializada, e ele apagou as fotos com o partido.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!