Governo de Minas

Programa para organizar redes de atenção à saúde em MG é lançado

Governador Romeu Zema afirmou, em Diamantina, que ação vai melhorar a gestão dos recursos públicos

Por Ana Luiza Faria
Publicado em 30 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), esteve nessa segunda-feira (29) em Diamantina, na região do Alto Jequitinhonha, para lançar o programa Saúde em Rede, que tem como objetivo organizar as redes de atenção à saúde, desde a primária até a hospitalar. Segundo o governador, a ação vai proporcionar a melhor gestão dos recursos da saúde nos municípios da região. A meta, segundo o governo, é que 100% das cidades participem da iniciativa, o que beneficiaria cerca de 298 mil pessoas.

“Hoje, o que se vê é que muitas enfermidades que poderiam ser facilmente tratáveis não são no momento em que deveria. Por isso, mais tarde, a pessoa que deveria ter sido tratada aqui, em Diamantina, acaba se deslocando para Belo Horizonte ou para Montes Claros para fazer um tratamento mais claro, mais complexo e mais demorado. Mais uma vez, nós estamos querendo colocar na saúde uma gestão melhor, que vai fazer com que os recursos tão escassos sejam usados de forma adequada”, disse Zema, depois da inauguração do Saúde em Rede. 

O secretário adjunto de Estado de Saúde, Bernardo Ramos, participou do lançamento do programa e comemorou o início dos trabalhos. O secretário explicou como o programa vai funcionar. “O Saúde em Rede é um programa amplo, que tenta reestruturar todo o sistema de saúde, que passa basicamente pela atenção primária, de forma a otimizá-la e fazer com que aproximadamente 80% dos problemas sensíveis a essa atenção sejam resolvidos, evitando-se, assim, sobrecarregar a atenção especializada e a atenção terciária”, disse.

Ramos contou que cerca de 30 prefeitos da região participaram do evento e destacou a importância da administração municipal para a melhoria da saúde nos municípios. O secretário adjunto destacou que é das prefeituras a responsabilidade da atenção primária de saúde e explicou que, por esse motivo, o programa do Estado vai melhorar a rede de atendimento, e não a estrutura física das Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

“De forma geral, a grande parte da atenção básica é feita pelas prefeituras. Nós vamos vir realmente com reorganização, ajudando no que for preciso em termos de expertise e conhecimento, orientando para que a gente consiga tornar isso mais eficiente, diminuindo a sobrecarga que a gente tem hoje tanto na atenção especializada quanto na terciária”, disse. 

O governador Romeu Zema destacou seu modo de gerir o Estado. “A minha forma de fazer gestão sempre foi escutando. Ninguém é gênio que sabe tudo. Conhecendo os problemas de cada região é que nós vamos tomar as melhores decisões para o Estado”, disse. 

Ortopedia

O governador Romeu Zema anunciou também ontem, em Diamantina, o início do funcionamento do caminhão de atendimento do programa Oficina Itinerante de Ortopedia. “Tivemos o prazer de entregar esse caminhão, que vai percorrer toda a região do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha. Nele são oferecidos atendimentos para pessoas com próteses ortopédicas e que hoje encontram dificuldade de deslocamento para colocar a prótese de modo adequado. Esse caminhão vai proporcionar esse serviço a que principalmente as pessoas mais carentes têm dificuldades de ter acesso”, declarou.

O secretário adjunto de Estado de Saúde, Bernardo Ramos, explicou que a compra do veículo não foi executada no governo do Novo, mas sim a implantação do funcionamento. “O caminhão já existia, estava pronto para rodar, mas não tinha viabilidade de custeio mensal, e nós conseguimos viabilizar esse custeio. A implantação do serviço, sim, é fruto de esforço da nossa gestão”, disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!