Comércio Exterior

Secex vai rever projeções, mas espera aumento na corrente de comércio

Secretário de Comércio Exterior disse que apesar do aumento na exportação de alguns produtos, guerra comercial não é boa para o Brasil

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 03 de junho de 2019 | 17:55
 
 
 
normal

O secretário de Comércio Exterior substituto, Herlon Brandão, disse que, apesar de o governo observar aumento na exportação de alguns produtos com a guerra comercial, como a soja, no médio e longo prazo, a disputa não é boa para o Brasil. "A guerra comercial não é interessante porque aumenta as incertezas e retrai negócios", afirmou. 

De acordo com Brandão, mesmo com a disputa entre China e Estados Unidos e a economia brasileira retraída, a expectativa do governo é de que a corrente de comércio cresça neste ano. As projeções para o comércio exterior são revistas trimestralmente e os novos números serão apresentados no próximo mês. 

Às vésperas da visita do presidente Jair Bolsonaro à Argentina, Brandão disse ainda que o governo brasileiro mantém a intenção de modernizar a tarifa externa comum do Mercosul. "Queremos trazer para os nossos tempos, tornar compatível com o praticado no mundo hoje. Vai baratear o acesso a insumos e isso melhora a competitividade da economia como um todo", acrescentou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!