O União Brasil oficializou o lançamento de uma "chapa pura" à Presidência da República, sem a aliança de outros partidos. A senadora Soraya Thronicke (MS) foi lançada como candidata à Presidência da República, enquanto o ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra foi anunciado como candidato a vice-presidente. A chapa foi aprovada na convenção do partido que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5).

Soraya era cogitada ao posto de vice quando o presidente nacional do partido, Luciano Bivar, se apresentou inicialmente como o candidato a presidente e chegou a oficializar a pré-candidatura. Atualmente no cargo de deputado federal e disposto a concorrer à reeleição, ele desistiu da candidatura presidencial e anunciou o nome da senadora como cabeça de chapa no último domingo (31), na convenção estadual do União Brasil em Pernambuco.

Cintra é economista, foi deputado federal por São Paulo e secretário da Receita Federal durante o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), também candidato presidencial. Ele deixou o cargo em setembro de 2019. De acordo com Bolsonaro na época, a saída foi a pedido do próprio secretário por “divergências” sobre a reforma tributária.

O ex-secretário do Fisco é defensor da recriação de um imposto sobre pagamentos, semelhante ao modelo da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Já Bivar discursa em favor de pauta semelhante, com uma reforma tributária com a implantação de um imposto único.

Esta sexta marca o fim do prazo para a realização das convenções partidárias e é o último dia para os partidos anunciarem as chapas que irão disputar as eleições. Os registros das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderão ser feitos até 15 de agosto.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.