CÂMARA MUNICIPAL

Vereadores disputam vaga na Mesa Diretora da Câmara Municipal

Vaga de 2º vice-presidente ficou disponível após cassação de Wesley Moreira (PP); Iza Lourença (PSOL) e Álvaro Damião (União) confirmaram intenção de pleitear vaga

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 05 de abril de 2024 | 14:25
 
 
 
normal

Com uma vaga na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte em aberto, dois vereadores demostraram interesse em pleitear o cargo de 2º vice-presidente: Iza Lourença (PSOL) e Álvaro Damião (União). A vaga surgiu após a cassação de Wesley Moreira (PP), por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. 

A mesa diretora é composta por seis vereadores, responsáveis pela condução do processo legislativo. Os vereadores são eleitos a partir de uma votação em plenário, que acontece a cada dois anos. Entretanto, como o cargo de 2º vice-presidente vagou, uma sessão para a votação deve ser agendada em breve.

À reportagem, a vereadora Iza Lourença confirmou que se colocou à disposição do cargo, e alegou há uma necessidade da representação de uma mulher negra à mesa: "Garantir uma instituição que promove a igualdade racial é uma tarefa da Mesa Diretora, por isso precisamos de uma visão antirracista representada no colegiado da Câmara".

Nos bastidores, contudo, Álvaro Damião (União) está sendo apontando como provável favorito, por ter sido responsável por intermediar o diálogo entre o grupo do presidente Gabriel Azevedo (MDB) com o prefeito Fuad Noman (PSD). Ele confirmou que irá concorrer à vaga e justificou ser um bom nome por ter proximidade com todos os grupos da Casa: "Fui o único que conseguiu transitar dos dois lados. Nunca traí ninguém, nunca deixei de ser base, mas tive um bom diálogo com todos". 

Há, ainda, a possibilidade de algum vereador da base do prefeito pleitear o cargo. A atual composição da mesa foi eleita em dezembro de 2022, após um acordo entre Gabriel Azevedo e o grupo de vereadores próximos ao secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro. Conhecido como "Família Aro", o grupo, formado por oito vereadores, rompeu com Gabriel no ano passado, o que resultou em dois processos de cassação contra o presidente, que acabaram sendo arquivados.

Quem compõe a mesa diretora

O atual presidente da Câmara Municipal é o vereador Gabriel Azevedo (MDB), com o vereador Juliano Lopes (Agir) como 1º vice-presidente. Marcela Trópia (Novo) é a secretária-geral, Ciro Pereira (Republicanos) o 1º secretário e Flávia Borja (PP) a 2ª secretária.

A Mesa Diretora tem a função, entre outras coisas, de aprovar a proposta de orçamento anual da Secretaria da Câmara, emitir parecer sobre projetos que alterem o regimento interno da Casa, autorizar o prefeito a se ausentar do Município e aplicar penalidade a vereador.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!