Ao vivo
Madrugada Super
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

João Vitor Cirilo

Há inúmeras maneiras de sair vencedor

Mano Menezes
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
PUBLICADO EM 13/03/19 - 03h00

Na última quinta-feira, o Cruzeiro conseguiu um grande resultado ao vencer o Huracán na Argentina, na estreia pelo grupo B da Copa Libertadores. Sim, grande resultado, mesmo com um “simples” 1 a 0 apontado no placar final do confronto. Também considero um grande resultado, por exemplo, o 1 a 0 conquistado pelo Flamengo contra o San José, na altitude boliviana, na rodada inaugural. O histórico dos desafios realizados nesses territórios justifica a minha opinião.

Cito essas duas situações acima, trazendo o foco evidentemente para o Cruzeiro, porque, mesmo que tenhamos visto dois anos vencedores comandados por Mano Menezes, ainda percebemos alguns torcedores criticarem o trabalho do vitorioso treinador, um dos melhores do país, não apenas atualmente, como há bastante tempo, em minha visão.

Como âncora do Show de Esporte, da rádio Super 91,7 FM, na maioria das vezes, sou o responsável por receber as mensagens dos torcedores, interagindo com os comentaristas das partidas. Entre as muitas participações, algumas criticam, insistentemente, sobretudo o estilo de jogo “resultadista” do treinador cruzeirense.

Que me desculpem aqueles que esperavam mais do Cruzeiro, o que pode ser justo pelas peças que tem, mas, em desafios como o da última quinta, o que interessa prioritariamente é o resultado. Resumidamente, não é jogo para jogar bonito, mas para sair vencedor, o que aconteceu. Ainda mais nas condições adversas que vimos, fora de casa, sob muita chuva e em um estádio onde o time já foi derrotado.

Nesta quinta-feira (14), às 19h15, contra o Deportivo Lara, por outro lado, certamente a postura será diferente, e observaremos um Cruzeiro que vai em busca do resultado, por estar diante do torcedor em sua casa, ser amplo favorito e ter inegavelmente mais capacidade técnica que o adversário da noite. O que não quer dizer que as dificuldades não possam aparecer contra um oponente que certamente poderá vir ao Mineirão com uma postura mais cautelosa e amarrar o confronto.

Ainda que eu tenha mais prazer e prefira acompanhar equipes que joguem bonito e ofensivamente a todo tempo, construindo grandes jogadas e “enchendo os olhos”, também entendo perfeitamente quem opte por alcançar seu objetivo de maneira mais pragmática. O que é necessário compreender é que há inúmeras maneiras de se sair vencedor em um jogo de futebol, não sendo justo definir uma única forma como a correta simplesmente por gosto ou algo do tipo.

A estratégia de Mano Menezes e o estilo de jogo adotado pelo treinador comprovaram-se eficientes ao longo dos anos, gostem todos ou não. Em um país onde o resultado final imediato tem tamanho peso na continuidade dos trabalhos, é totalmente compreensível que este seja colocado sempre em primeiro plano.

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar