Diego Regal, Glayson Lage, Totonho e Lélio Gustavo
Ao vivo
Barba Cabelo e Bigode
Diego Regal, Glayson Lage, Totonho e Lélio Gustavo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Paulo Campos

ILTM Latin America, maior feira de luxo da América Latina, começa hoje

personagem
Simon Mayle é diretor da feira de luxo ILTM Latin America | Foto: ILTM Latin America/Divulgação
PUBLICADO EM 14/05/19 - 03h00
Paulo Campos

Simon, por que a escolha este ano do tema “Back to Life”, ou “de volta à vida”?

Na ILTM Cannes, em dezembro, anunciamos que o bem-estar seria nosso tema central em 2019, porque acreditamos que é uma das maiores tendências de consumo que afetam o futuro do setor e, portanto, acreditamos que é a maior oportunidade da indústria de viagens – abraçar a tendência de vida saudável para atrair viajantes de alto nível. Ao trazer essa tendência para a ILTM, estamos nos concentrando em como o bem-estar está intrinsecamente ligado à natureza e como, através da reconexão com a natureza, somos capazes de nos reconectarmos com nós mesmos. A riqueza da América Latina é a sua riqueza natural, e, portanto, nosso objetivo é celebrar isso, e usar a ILTM Latin America é um apelo para cuidar da mãe-natureza. 

Como o tema bem-estar tem impulsionado o turismo no mundo?

De acordo com o Global Wellness Institute, as receitas do turismo de bem-estar cresceram duas vezes mais rápido do que o turismo em geral no ano passado e está prevista para crescer ainda mais rápido até 2022, alcançando a cifra de US$ 919 bi.

Como os buyers que estarão presentes poderão traduzir com sua participação essa mensagem da feira?

O tema será conduzido ao longo da feira e começará com uma fantástica sessão de abertura. Andrea Bisker, diretora de estilo e visionária de tendências globais, dirá o que significa bem-estar e por que até mesmo os céticos deveriam repensar isso; Pedro Andrade entrevistará Oskar Metsavaht sobre bem-estar, exportando o Brasil para o mundo, e como o luxo não precisa ser de alto padrão, mas sim simplicidade. Nós finalizaremos a abertura com algo diferente – o doutor Alberto Villoldo é um médico antropologista que estuda as práticas de cura dos xamãs dos Andes e da Amazônia há mais de 25 anos. Ele é o diretor médico de um spa em Los Lobos, no Chile, consultor em medicina energética de Lanserhof e do Six Senses Hotel, que estará apresentando seu programa New Body até o final deste ano. Ele compartilhará conosco como as tribos indígenas e os antigos métodos de cura são relevantes para o bem-estar nos dias atuais. 

Nos últimos anos, a ILTM mudou de nome e de foco. Pode-se afirmar que a cada dia temas como bem-estar, sustentabilidade, diversidade e acessibilidade estarão no DNA do turismo de luxo? 

Absolutamente, o turismo responsável pode encontrar seu poder no mercado de luxo – viajantes de alto nível, bem-educados e bem-viajados, devem usar seu poder e influência para assegurar que os destinos menos preparados e em desenvolvimento cuidem de sua natureza e de seus povos menos favorecidos. A equipe por trás da ILTM também lançou o Proud Experiences, programa dedicado a apoiar a comunidade LGBT, que se sentirá bem-vinda onde quer que viaje.

A ILTM 2019 está com um recorde de agentes de viagens. Quantos agentes participam da nona edição? Quais os critérios hoje utilizados para trazer esses profissionais à feira? Eles mudaram ao longo das edições? 

Teremos cerca de 390 agentes vindos de 40 cidades de 14 países da América Latina, incluindo 22 cidades em todo Brasil. A ILTM escolhe a dedo e convida pessoalmente pessoas experientes das principais agências de viagens de luxo de toda América Latina. Essas agências são todas verificadas para garantir que estão produzindo, recentemente e regularmente, negócios de viagens de luxo para os quatro cantos do mundo.

Quantos expositores participam da feira? Quem está estreando no evento?

Teremos mais de 390 expositores de mais de 60 países, dos quais 25% são novos no evento. Eles vêm de longe: do Azerbaijão ao Butão, do Japão ao Vietnã, da Rússia à Eslovênia e de Cuba a São Vicente e Granadinas.

Quem está confirmado na abertura e como ela será nesta edição?

A abertura terá agora em um novo lugar no Hotel Tivoli, um parceiro de longa data e um hotel anfitrião localizado na Alameda Santos, próximo a outros hotéis anfitriões, InterContinental e Renaissance, tornando muito conveniente e garantindo que nada atrapalhe a nossa grande rede de contatos.

A Brazilian Luxury Travel Association não participou da feira no ano passado. A associação está voltando neste ano?

O tema deste ano se encaixa perfeitamente com o produto brasileiro, então há uma sinergia entre o BLTA e o ILTM e também com o público e os mercados que a ILTM Latin America atua no Brasil e nos outros países da América Latina, representando, em média, 75% da clientela brasileira de hotéis.

Quem são hoje os efetivos patrocinadores da ILTM?

Accor, Tailândia, BLTA, Baha Mar, Belmond, El Corte Ingles, Four Seasons, Hyatt, Latitudes, Marriott, Preferred Hotels, Qatar Airways, Regent Seven Seas Cruises, Simon Shopping Destination, Suíça, Visit Britain e Visit Portugal.

Em termos de números, qual foi o crescimento do turismo de luxo no Brasil e no mundo no último ano?

 Em 2018, o setor de viagens representou 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, US$ 8,8 trilhões, e foi responsável por 319 milhões de empregos, representando um em cada dez empregos gerados no mundo e um em cada cinco novos empregos criados no planeta. O setor de viagens cresceu 3,9% em relação à economia mundial, que aumentou 3,2%. De acordo com o Ministério do Turismo, 2017 bateu o recorde, recebendo 6,58 milhões de turistas internacionais, sendo que 62% deles vieram de países da América do Sul. 

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar