Na coletiva em que anunciou um novo projeto de governança, nessa quarta-feira (27), o América tratou, também, do planejamento para 2025. Se fora de campo as mudanças de cargos estão definidas, para o trabalho dentro das quatro linhas o Coelho continua na busca por um treinador. Embora tenha despistado sobre o perfil do profissional pretendido, a diretoria do Coelho elencou critérios para a busca.
Euler Araújo, membro do conselho da SAF do América e que, agora, passa a ter mais protagonismo nas decisões envolvendo o futebol, disse que o departamento de análise do clube estuda vários nomes, mas leva em conta um fator específico. Esse fator diz respeito a características em comum nos 12 últimos trabalhos que levaram clubes do Campeonato Brasileiro da Série B para a Série A.
“Os nossos analistas de desempenho já traçam um modelo. Vou adiantar para vocês que eles estudaram todos os times que subiram nos últimos três anos. O que existe de coincidências entre esses times? O que aconteceu para que esses times conseguissem o acesso? É uma coisa absolutamente científica. Aí, sim, a gente vai levantar os nomes que atendem a essas diretrizes colocadas”, explicou Euler.
Os 12 últimos trabalhos que resultaram em acesso
As equipes de conseguiram o acesso à Série A nos últimos três anos não têm um padrão, exceto as que subiram como campeãs. Os últimos três vencedores da Série B terminaram o ano com o treinador que começou a competição na temporada. Casos de Cruzeiro, com Paulo Pezzolano (2022), Vitória, com Léo Condé (2023), e Fábio Carille, com o Santos (2024).
Com exceção dos campeões, somente o Mirassol, com Mozart Santos, neste ano, e o Criciúma, no ano passado, com Cláudio Tencati, conseguiram o acesso terminando o ano com o mesmo treinador que iniciou a Segundona. Nos outros sete trabalhos, 20 treinadores foram envolvidos numa mesma campanha de Série B, o que resulta numa média de quase três treinadores por time.
2024
- 1º (Santos) Fábio Carille - contratado em dezembro de 2023*
- 2º (Mirassol) Mozart Santos - técnico do time desde maio de 2023*
- 3º (Sport) Pepa - contratado em setembro de 2024, sucedendo Guto Ferreira e Mariano Soso
- 4º (Ceará) Léo Condé - contratado em junho de 2024, sucedendo Vagner Mancini
2023
- 1º (Vitória) Léo Condé - contratado em fevereiro de 2023, sucedendo João Burse*
- 2º (Juventude) Thiago Carpini - contratado em maio de 2023, sucedendo Celso Roth
- 3º (Criciúma) Claudio Tencati - contratado em outubro de 2021*
- 4º (Atlético-GO) Jair Ventura - contratado em julho de 2023, sucedendo Mozart Santos, Anderson Gomes e Alberto Valentim
2022
- 1º (Cruzeiro) Paulo Pezzolano - contratado em janeiro de 2022*
- 2º (Grêmio) Renato Gaúcho - contratado em setembro de 2022, sucedendo Roger Machado
- 3º (Bahia) Eduardo Barroca - contratado em outubro de 2022, sucedendo Guto Ferreira e Enderson Moreira
- 4º (Vasco) Jorginho - contratado em setembro de 2022, sucedendo Zé Ricardo, Emílio Faro e Maurício Souza