O América foi derrotado pelo Fortaleza por 1 a 0, neste domingo (19), na Arena Castelão, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O revés estendeu a sequência sem vitórias e sem gols do Coelho para quatro jogos, sendo três derrotas e um empate. Apesar de reclamações contra a equipe de arbitragem por possível pênalto nos minutos finais, a derrota deixou a equipe na 16ª colocação, uma acima da zona de rebaixamento. 

O América entrou em campo com duas novidades. O goleiro Airton substituiu Jailson, poupado pelo técnico Vagner Mancini. Já o lateral esquerdo Danilo Avelar foi promovido ao time no lugar do meio-campista Alê, expulso, na última quarta (15), contra o Fluminense. Assim, Mancini empurrou Marlon para a segunda linha e moveu Felipe Azevedo para formar dupla com o capitão Juninho à frente do volante Lucas Kal. Patric, por sua vez, foi mais uma vez preterido por Raúl Cáceres.

Em casa e na lanterna, o Fortaleza logo assumiu as rédeas da partida. O Leão do Pici insistia em investidas pelo flanco esquerdo de ataque com o lateral Juninho Capixaba e o ponta Moisés. Já aos 3, o atacante passou com facilidades no mano a mano por Conti para chegar à linha de fundo, mas, ao cruzar, foi bloqueado por Éder e Airton. Cinco minutos depois, o goleiro interviria em um cruzamento fechado de Juninho Capixaba que acharia o centroavante Silvio Romero livre.

Até os 20 minutos, o América não conseguia fugir do próprio campo de defesa. Quando a saída era Aloísio em bolas longas, o zagueiro Marcelo Benevenuto rebatia. Por outro lado, nem Marlon Lopes, nem Everaldo escapavam pelas beiradas. Enquanto isso, Cáceres e Everaldo sofriam com Capixaba e Moisés. Aos 15, Romero abriu na ponta direita e encontrou Pikachu invadindo a área, mas o meia, já desequilibrado ao dominar, finalizou, de bico, sem força.    

A partir dos 20, o Coelho controlou o ímpeto do adversário ao ter mais a bola. As principais investidas eram em jogadas de bola parada. Aos 29, Marlon levantou a bola no segundo pau, o zagueiro Éder venceu a marcação do volante Zé Welison e testou à esquerda da meta de Marcelo Boeck. Já aos 35 foi a vez de Danilo Avelar. Agora do outro lado, o lateral esquerdo obrigou Boeck a se esticar todo para evitar o gol americano. No minuto seguinte, Lucas Kal, em finalização de fora da área, também obrigou o arqueiro tricolor a trabalhar. Os ataques do Coelho equilibraram a partida. 

Antes de o Fortaleza abrir o placar, a chance mais clara fora do América. Aos 37, a bola atravessou toda a área após cruzamento de Felipe Azevedo e encontrou Aloisio. O Boi Bandido dominou e chicoteou a bola, mas Boeck, a queima-roupa, evitou novamente que os visitantes abrissem o placar. Seis minutos depois, em contrapartida, o Leão do Pici se recompôs. Pela direita, Pikachu acionou Romero, que, involuntariamente, fez um corta-luz, a bola sobrou para Lucas Lima e o meia apenas levantou para o próprio Pikachu, de cabeça, abrir o placar já no fim do primeiro tempo.

Embora Mancini e Juan Pablo Vojvoda tenham voltado para o segundo tempo com os mesmos times, o jogo foi mais aberto. Quem primeiro chegou foi o América. Logo aos três minutos, em contra-ataque, Felipe Azevedo fintou dois jogadores do Fortaleza já dentro da área em lindíssima jogada e finalizou, mas Boeck salvou o empate do Coelho. Aos oito, os mandantes responderam. Após bate e rebate na área, Zé Welison desvia, a bola sobra para Moisés finalizar desajeitado e o lateral direito Brayan Ceballos não conseguiu chegar inteiro para finalizar a jogada.

Lá e cá, foi a vez de Marlon tentar. A bola sobrou à feição do lateral, improvisado no meio-campo, finalizar do bico esquerdo da grande área, mas a bola saiu pela linha de fundo após ser desviada. Aos 15, Lucas Lima obrigou Airton a fazer outra boa intervenção. O meia foi acionado por Pikachu na frente da grande área, fintou tanto Éder quanto Conti e chapou no canto direito do goleiro americano, que, bem posicionado, encaixou sem dificuldades.

Aos 19 minutos, ambos os treinadores mexeram pela primeira vez. Enquanto Vojvoda lançou o volante Ronald no lugar de Zé Welison, Mancini sacou Danilo Avelar e Aloísio para as entradas de, respectivamente, Índio Ramírez e Wellington Paulista. Assim, o técnico americano devolveu Marlon à lateral esquerda. Na primeira ação após entrar, Ramírez arriscou de fora da área após sobra, mas sem assustar Boeck. Mesmo depois das substituições, a trocação entre os clubes seguia. 

Aos 27, Moisés obrigou Airton a trabalhar em dois tempos para segurar forte finalização de fora da área. Já no minuto seguinte, Everaldo fez Boeck saltar para o canto esquerdo depois de finalizar da intermediária. Na casa dos 30 minutos, Mancini e Vojvoda fizeram novas rodadas de substituições. O americano trocou os laterais, lançando a campo Patric e João Paulo nos lugares de Cáceres e Marlon. Já o tricolor reforçou o meio-campo sacando Lucas Lima para dar lugar ao volante Matheus Jussa, assim como trocou o comando de ataque, substituindo Romero por Depietri.  

Já desconfigurados, as equipes pouco produziram. O lance mais emblemático até o apito final foi a reclamação do Coelho por um pênalti de Titi sobre Germán Conti. Aos 39, em bola viva dentro da área do Fortaleza, ambos saltaram para dividir, mas Titi acertou uma cotovelada em Conti. O árbitro de vídeo Rodrigo de Miranda, então, interviu. Entretanto, chamado ao VAR, Leandro Vuaden entendeu que o lance foi normal. Embora a decisão tenha sido favorável, Vojvoda acabou sendo expulso após a checagem.

Já nos acréscimos, o América, depois de jogada de Everaldo, teve falta perigosa para alçar a bola na área. Entretanto, a cobrança de João Paulo não passou do primeiro pau. Além ser mais um sem vitória, o jogo contra o Fortaleza é o quarto em que o Coelho não balança as redes. Os últimos gols foram marcados por Felipe Azevedo e Alê ainda na vitória contra o Cuiabá, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 11 gols, o ataque da equipe é o terceiro pior da competição, atrás apenas do próprio Cuiabá e do Fortaleza. 

O América retornará a campo apenas no próximo sábado (25), quando visitará o Flamengo. O jogo, da 14ª rodada, está previsto para às 19h no Maracanã.

Ficha Técnica

Fortaleza 1x0 América

Fortaleza: Marcelo Boeck; Brayan Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi e Juninho Capixaba; Zé Welison (Ronald) e Felipe; Yago Pikachu, Lucas Lima (Matheus Jussa) e Moisés (Igor Torres); e Silvio Romero (Depietri). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

América: Airton; Raúl Cáceres (Patric), Germán Conti, Éder e Danilo Avelar (Índio Ramírez); Lucas Kal; Everaldo, Juninho, Felipe Azevedo e Marlon Lopes (João Paulo); Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vágner Mancini.

Arbitragem: juiz Leandro Vuaden (RS), auxiliares Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS); quarto árbitro Luiz César Magalhães (CE); e árbitro de vídeo Rodrigo de Miranda (RJ).

Gol: Yago Pikachu (Fortaleza).

Cartão amarelo: Brayan Ceballos (Fortaleza).

Cartão vermelho: Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza).

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).