Mineiro 2023

América não aceita 'interpretação do regulamento' para chaveamento da semifinal

América não concorda com nenhum tipo de 'interpretação' do regulamento do Mineiro para definição do chaveamento das semifinais da competição

Por Dimara Oliveira e Frederico Teixeira
Publicado em 28 de fevereiro de 2023 | 13:36
 
 
 
normal

A polêmica sobre o chaveamento das semifinais do Campeonato Mineiro ganhou novo capítulo nesta terça-feira (28): já classificado à próxima fase do Estadual, o América foi o primeiro dos clubes participantes da competição a afirmar que não aceitará qualquer tipo de alteração naquilo que estava previsto inicialmente.

"O América quer o cumprimento do regulamento, não a interpretação dele", afirmou Marcus Salum, presidente da SAF América, reforçando a posição do clube sobre o assunto.

O 'x da questão' diz respeito ao que está escrito no regulamento do Campeonato Mineiro. Conforme previsto pela Federação Mineira de Futebol (FMF), pelo novo formato de disputa, os líderes de cada um dos três grupos do Mineiro (Grupo A, B e C), além do segundo colocado geral entre as chaves, avançariam para as semifinais.

No entanto, os confrontos entre as quatro equipes classificadas para a próxima fase do Mineiro é o que gera a confusão. No artigo 10 do item 2.2 do regulamento, a FMF define que o cruzamento das semifinais será entre o time com 4ª melhor campanha x 1ª melhor campanha, e da equipe com a 2ª melhor campanha x 3ª melhor campanha, contrapondo o próprio regulamento.

Seguindo este padrão, na classificação de momento das três chaves do Campeonato Mineiro, as semifinais teriam Atlético x Tombense e América x Athetic.

Entretanto, como na última rodada do Estadual o Cruzeiro ainda pode superar a campanha do Tombense, Cruzeiro e Atlético teriam que medir forças já em uma eventual semifinal.

A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não se posicionou a respeito, mas nos bastidores, alguns dirigentes alegam que há uma 'movimentação' para que a palavra campanha seja 'retirada'.

Desta forma, na definição dos confrontos da semifinal, não haveria 'risco' de ocorrer o clássico entre Atlético e Cruzeiro.

A reportagem de O Tempo Sports entrou em contato com a assessoria de imprensa da FMF na noite desta segunda-feira (27) a fim de esclarecer a interpretação dúbia sobre o chaveamento da próxima fase do Estadual. No entanto, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!