Decepção no Horto

Após mandar no jogo, América tem zagueiro expulso e acaba batido pelo Vasco

América domina Vasco no primeiro tempo, mas passa a ser dominado após expulsão de Maidana e acaba batido por 1 a 0 no Independência

Por Frederico Teixeira
Publicado em 25 de setembro de 2023 | 22:06
 
 
 

A torcida do América viu um triste enredo voltar a se repetir na noite desta segunda-feira (25), no Independência, no duelo contra o Vasco, válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro: após dominar a primeira etapa da partida, mas desperdiçar diversas chances, o time teve um jogador expulso, levou pressão no segundo tempo e saiu de campo mais uma vez derrotado.

E o pior é que desta vez também se tratava de um adversário direto na luta contra o rebaixamento, já que o Vasco se encontrava apenas uma posição a frente do América, mesmo que tivesse seis pontos de frente.

Com a torcida vascaína em maioria no Independência, mesmo fora de casa, o América mandou no primeiro tempo. Logo cedo, quase um golaço. Zé Gabriel erra passe no meio campo, Martínez aproveita e, vendo o goleiro adiantado, tenta quase do meio de campo. A bola passou perto.

O Coelho também teve boa chance em cobrança de falta com efeito do Nicolas, que Léo Jardim colocou para escanteio. O Coelho seguiu empilhando finalizações, com Felipe Azevedo, Martínez e Mastriani, mas falhava na conclusão. Quando acertava, esbarrava no goleiro Leo Jardim.

Aos 30 min, ele fez um milagre:  Varanda recebe na área, chuta cruzado e a bola carimba a trave esquerda. No rebote, Juninho cruza, Martínez finaliza e Léo Jardim faz grande defesa à queima-roupa. No total, foram 13 finalizações contra nenhuma do Vasco.

Só que aí veio o lance capital:  praticamente no último minuto, o América ficou com um a menos. Maidana é expulso após acertar o rosto do Vegetti em uma disputa ainda na lateral do gramado

Na volta do intervalo, Ramón Diaz promoveu mudanças deixando o Vasco mais ofensivo: Sebastian e Gabriel Pec entraram nas vagas de Praxedes e Payet. Com um a mais, o Vasco tomou a iniciativa do jogo. 

E foi criando chances, mesmo que sem grande atuação. A estratégia era clara: cruzar bola na área para Vegetti e Sebastian.

O América também teve ao menos uma grande chance. Juninho cruzou, Felipe Azevedo desviou para trás e Mastriani bateu, de frente, mas pegou mal na bola.

A partir daí, o América teve que contar com boas defesas de Cavichioli. Os dois treinadores fizeram um festival de substuições, mas o quadro do jogo parecia não se alterar.

Mas, na base da pressão, o Vasco fez seu gol. Aos 43 min,  Vegetti cabeceou na trave. Dois minutos depois, em cobrança de falta, Jair deu um toque com inteligência, de calcanhar, tirando Cavichioli do lance e decretando a vitória vascaína.

No fim, o América ainda teve Felipe Azevedo expulso, após reclamar de forma ostensiva contra a arbitragem.

 

Ficha técnica

América 0x1 Vasco

América
Matheus Cavichioli; Burgos, Maidana, Ricardo Silva e Nicolas (Marlon); Juninho, Martínez e Breno (Cazares); Felipe Azevedo (Éder), Rodrigo Varanda (Mendez) e Mastriani (Pedrinho). Técnico: Fabián Bustos

Vasco
Léo Jardim; Puma Rodríguez (Marlon Gomes), Medel, Léo  e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair), Praxedes (Sebastian), Paulinho e Payet (Gabriel Pec); Rossi (Serginho) e Vegetti. Técnico: Ramón Diaz

Motivo: 25ª rodada Série A 2023
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Auxiliares:  Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA) e Alex dos Santos (SC) 
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA/RS)
Gol: Jair, 45 do 2º
Cartões amarelos: Martínez, Mendez (A), Lucas Piton e Serginho (V)
Cartão vermelho: Maidana, Felipe Azevedo (A)
Público: 8.498
Renda: R$302.038,00

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!