Atletas da categoria sub-17 do Atlético participaram nesta segunda-feira (10 de junho) de uma palestra sobre o Protocolo Fale Agora. O evento, segundo o clube, tem o objetivo de reforçar a campanha de combate à violência contra a mulher, além de orientar sobre o papel dos homens no enfrentamento ao assédio no futebol.

"É um evento fundamental, faz parte de um processo de formação. Mostrar essa questão da violência contra a mulher, do assédio, do racismo, tudo o que envolve fora do gramado, é importante. Quanto mais informações nós passamos para os atletas, melhor. Esse é o processo de um clube formador", destacou o gerente geral das categorias de base do clube. Erasmo Damiani.

A palestra também abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conjunto de regras criado para a proteção de meninos e adolescentes, além da responsabilização por atos infracionais.  O evento foi idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social  (Sedese-MG), sendo realizado em parceria com o Instituto Casa da Palavra.

Durante a semana,  funcionários da Arena MRV, atletas da equipe feminina do Atlético, além da base masculino do América, participaram do treinamento. O Protocolo Fale Agora foi lançado em 2023, em parceria com bares e restaurantes. Na ocasião, os donos e funcionários destes estabelecimentos receberam a capacitação. Neste ano, a ação se estendeu aos blocos do Carnaval da Liberdade.