Após meses de reforma, a Arena MRV será reinaugurada neste domingo (11). A principal mudança no estádio está no gramado, que agora passa a ser sintético. Em vídeo que integra uma série de produções sobre as novidades do estádio, o clube explicou a presença de um equipamento chamado de shockpad. Ele é colocado sob o gramado com o objetivo de absorver o impacto durante os jogos e reduzir o risco de lesões.
No vídeo, o engenheiro agrônomo Juan Glemerson, do Atlético, explicou que o shockpad é uma manta de cerca de 1 centímetro de espessura que fica entre a base do campo e a grama artificial. “Ele é como se fosse um amortecedor. É uma película que tem a função de absorção de impacto do atleta, para reduzir a possibilidade de lesão”, afirmou.
A manta foi aplicada em conjunto com a colocação da grama, de forma estratégica. “A gente abria e colocava a grama. Como ele tem espessura de 1 centímetro, se colássemos no campo todo e tivesse algum evento climático, ele poderia sair”, explicou o engenheiro.
A instalação do shockpad é uma das exigências da certificação FIFA Quality Pro, a mais alta certificação concedida a gramados sintéticos.
O Atlético decidiu pela troca da grama sintética no fim do ano passado. A decisão levou em conta fatores como a alta demanda por jogos e eventos no local, além da economia com manutenção.
+ Veja fotos do gramado e da nova pintura no estádio do Galo
O anúncio da instalação do campo sintético na Arena MRV ocorreu em meio ao debate sobre o uso do gramado artificial no Brasil. Alguns jogadores chegaram a publicar um manifesto pedindo que o futebol profissional seja praticado apenas em gramado natural.