Intervenções

Arena MRV: obras viárias no entorno do estádio começam a mudar a região

Região do futuro estádio do Atlético vai receber diversas melhorias. A projeção de encerramento dos trabalhos é março de 2023

Por Frederico Jota e Giovanna Pires
Publicado em 08 de outubro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Quem passou pelos arredores das obras da Arena MRV nas últimas semanas percebeu que as vias que cercam o estádio do Atlético estão sendo modificadas. É que as obras viárias, parte das contrapartidas exigidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, para a construção do estádio, começaram.

Segundo o gerente de projetos da Arena MRV, Diego Pontes, para começar as obras foi necessário aguardar o alvará de urbanização, o que liberou o processo. As intervenções viárias começaram em setembro e devem ser entregues até março, quando o estádio será inaugurado. Já as obras da arena têm previsão de ficarem prontas entre dezembro e janeiro.

Até lá, algumas vias no entorno serão interditadas, o que pode prejudicar o trânsito no local. “A obra causa transtorno mesmo e vamos tentar mitigar ao máximo os transtornos para a comunidade e para o meio ambiente. Um comunicado foi entregue para os moradores dos arredores informando todos os impactos que vão ser causados”, disse Diego Pontes.

Tráfego em 2023

Para ajudar a aliviar o trânsito no entorno quando a Arena MRV já estiver pronta, em dias de eventos no estádio, a ideia é incentivar o público a usar o transporte público. Por isso, parte das obras que estão sendo feitas hoje visa deixar a experiência dos pedestres mais fácil. O engenheiro Osias Baptista Neto, que ajudou o Atlético no estudo de tráfego, explica. 

“Obviamente não tem como fugir do trânsito quando estiver funcionando. O que a gente pretende é que com a utilização do metrô e do ônibus na Via Expressa vamos ter uma opção atrativa para as pessoas não precisarem ir de carro pro estádio. As calçadas que estão sendo construídas e a duplicação do viaduto vão ajudar os pedestres a chegarem aos pontos de ônibus”, disse. 

INTERVENÇÕES OBRAS VIÁRIAS ARENA MRV

  • Rua Cristina Maria de Assis: pavimentação, geometria da via, sistema de drenagem e iluminação pública. Calçada em frente à Arena MRV será ampliada e terá 4m de largura.
     
  • Rua Walfrido Mendes: adequação geométrica, sistema de drenagem e iluminação pública. As calçadas ao lado da Arena MRV serão alargadas e terão 4m.
     
  • Rua Oswaldo Cardoso será remodelada. Hoje só passa um carro por vez, mas será alargada para facilitar o acesso e terá uma calçada.
     
  • Rua Margarida de Assis Fonseca: adequação geométrica, sistema de drenagem e iluminação pública. 
     
  • Marginal Via Expressa: Uma nova avenida que subirá no entorno do estádio para ajudar no escoamento de carros. Terá uma calçada de 5m de largura. 
     
  • Rua Gentil Portugal Brasil (Camargos): restauração do pavimento, adequação geométrica e um novo ponto de ônibus.
     
  • Viaduto do Bairro Camargos terá uma passarela para pedestres de 15m de largura e será duplicado para veículos.


O trabalho que mais chama a atenção é a construção de um acesso, a partir da via expressa, que vai servir para direcionar o fluxo de veículos para o estacionamento do estádio, que já tem até as vagas pintadas em alguns andares internos. Quem transita pela região já percebe uma série de cones demarcando o espaço onde está sendo feito a obra.

Os trabalhos incluem adequação da pavimentação, da geometria de vias, do sistema de drenagem e da iluminação pública. A previsão é que sejam construídas nos arredores também uma calçada com quatro metros de largura, além de ampliação de vias e a colocação de passarelas. 

Entre as obras previstas estão intervenções como alças de ligação do Anel Rodoviário com a Via Expressa, a duplicação do viaduto do Camargos, que vai ganhar mais uma via para veículos além de uma passarela para pedestres, de 15 m de largura, para absorver o fluxo de pessoas nos dias de eventos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!