A chegada ao Mineirão e a volta para casa, que têm sido um verdadeiro martírio em dias de jogos e outros grandes eventos realizados no estádio, passam a ter mais um instrumento importante para tentar melhorar a situação. A Minas Arena, administradora do estádio, contratou uma pesquisa de monitoramento do fluxo de trânsito do entorno, que começa a ser feita neste domingo (19), quando são esperadas mais de 55 mil pessoas para o jogo Atlético x Flamengo, às 16h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A pesquisa, que contará com o apoio da BHTrans, empresa responsável pelo monitoramento do trânsito em Belo Horizonte, visa identificar os principais problemas e apontar possíveis soluções. Para isso, serão instaladas câmeras em vários pontos das principais vias de acesso, como as avenidas Antônio Carlos, Abrahão Caram e Otacílio Negrão de Lima.

Os problemas de engarrafamentos, dificuldades para acesso a ônibus e a carros de aplicativos e, inclusive, as longas filas e o grande tempo de espera para saída do estacionamento do estádio foram relatados em reportagem publicada por O Tempo Sports no dia 10 deste mês. Especialistas de trânsito apontaram possíveis soluções, como um plano de mobilidade semelhante ao adotado durante a Copa do Mundo de 2014. Na mesma reportagem, as autoridades envolvidas no planejamento de jogos e grandes eventos também se manifestaram sobre o trabalho que é realizado para facilitar o fluxo de veículos. Leia mais: Autoridades se posicionam sobre dificuldades para deixar o Mineirão