O gesto de roubo feito pelo atacante Hulk, do Atlético, contra a arbitragem no fim do jogo diante do América no sábado (4) foi visto pelo quarto árbitro e relatado ao árbitro principal. Nesta terça-feira (7), a CBF divulgou a conversa da equipe de arbitragem no momento do lance, que rendeu a expulsão do artilheiro do Galo.
Já nos acréscimos do segundo tempo, Hulk derrubou um jogador do América durante o ataque. O árbitro principal, Rodrigo José Pereira de Lima, marcou falta. Na sequência, Hulk reclama e dá um “chutão” na bola. Pela reação, ganha cartão amarelo.
O árbitro da partida, então, fica de costas para o jogador e não percebe a atitude que gerou a expulsão, mas o quarto árbitro, Michel Patrick Costa Guimarães, vê Hulk fazendo gesto de roubo para a arbitragem.
“Rodrigo, o Hulk fez sinal de roubo para você. O Hulk fez sinal de roubo. Eu vi”, diz o quarto árbitro pelo sistema de comunicação da equipe.
Árbitro de vídeo, Rafael Traci, alerta que pode revisar o lance, caso seja necessário, e ainda destaca: “Nós podemos chamar. Para palavras, não. Gesto pode”, já que o VAR não pode fazer leitura labial, mas está autorizado a intervir em casos como esse.
No campo, Rodrigo de Lima não usou o recurso do vídeo e expulsou Hulk com base nas informações repassadas pelo quarto árbitro, que viu o gesto feito pelo atacante do Galo. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, lamentou a atitude de Hulk no fim da partida.
“Sabemos que é cabeça quente, de jogo, mas não é natural um jogador praticar um gesto desse. O futebol é exemplo para muita coisa. O futebol envolve uma questão social. Os jogadores são reconhecidos, são ídolos. É referência. Absolutamente nada contra o jogador Hulk, mas ninguém pode fazer isso. É um exemplo negativo que passa os limites do futebol”, disse.
Na súmula
Depois da partida, o árbitro principal explicou a expulsão do atacante do Galo. Veja o que escreveu Rodrigo de Lima na súmula:
“Após ser advertido com o cartão amarelo por reclamação, o mesmo começou a proferir as seguintes palavras: ‘vai tomar no **, filho da p***, vai se f****’, em seguida fez o gesto com as duas mãos de roubo e disse: ‘simplesmente ridículo’. Quando saiu do campo, foi em direção ao 4° árbitro e proferiu os seguintes palavras: ‘você é um palhaço, quer aparecer, vocês são horríveis, só vieram pra prejudicar o Atlético’.
Ao término da partida, o mesmo invadiu o campo de jogo em direção à equipe de arbitragem e ainda proferiu as seguintes palavras: ‘vocês querem aparecer, não foi falta, vocês sempre erram e saem impunes, nós não podemos falar nada com vocês, nem fazer nada, temos que ter sangue de barata.’ após os fatos relatados, o mesmo foi retirado por membros da sua equipe”, escreveu o árbitro.
Faça login para deixar seu comentário ENTRAR