O Museu Brasileiro do Futebol (MBF), localizado no Mineirão, recebe, nesta sexta e sábado, a 9ª edição do Cinefoot, primeiro e único festival de cinema no Brasil dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. É sexta vez que a mostra acontece em Belo Horizonte, a quarta no gigante da Pampulha. A programação é gratuita e com filmes dedicados ao esporte, homenagens, além de histórias e personagens que marcaram o Mineirão. 

Ex-jogadores homenageados 
Jair Bala
Reinaldo
Marcelo Ramos

PROGRAMAÇÃO
26/10 – Sexta-feira
09h – Abertura / Sessão Cinefoot Mostra Internacional (1)
10h – Sessão Dente de Leite Cineminha
19h – Sessão Cinefoot Mostra Internacional (2)
27/10 – Sábado
09h – Lançamento da Revista Corner
09h30 – Homenagens + Cinefoot Tour com os homenageados
11h30 – Sessão Cinefoot Mostra Minas
FILMES

Sessão Cinefoot Mostra Internacional (1)
"FUTEBOL PARA MELHOR OU PARA PIOR" (Football for Better or for Worse)
Dir. Inger Molin (Doc, 72 min, cor, HD, Suécia, 2017) 12 anos.
O FC Rosengård é um dos melhores clubes de futebol feminino do mundo. Porém, enfrenta um ano dramático com vitórias e derrotas da equipe dentro e fora do campo.Estrelando Marta e Therese Sjögran.

Sessão Cinefoot Mostra Internacional (2)
"SUPERSTIÇÃO E FUTEBOL"
Dir. Sylvio Lanna (Doc, 10 min, RJ, 1968) 12 anos.
Documentário sobre as crenças de caráter religioso ligadas ao futebol. Superstição e Futebol, como documentário, é antes de tudo um fato, uma constatação. Eufórico na mesma medida do fato que é força. Não nos interessou a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo. Fonte: Luiz Zanin Oricchio, livro Fome de Bola,

Cinema e Futebol no Brasil.
"PARA SEMPRE CHAPE"
Dir. Luis Ara (Doc, 74 min, Uruguai, 2018) 12 anos.
A Associação Chapecoense de Futebol conseguiu fazer a incrível façanha de subir da Série D do futebol brasileiro para a Primeira Divisão do país. Em 28 de novembro, quando o time voava para a Colômbia a fim de disputar a final do torneio Sul-Americano de futebol, o avião que transportava a equipe, profissionais do clube e da imprensa, caiu poucos minutos antes de chegar ao destino. A tragédia que levou a vida de 71 pessoas, deixou de luto o mundo todo. 

SESSÃO CINEFOOT - MOSTRA MINAS
OITO DE JULHO - JOGO 61
Dir. Rivelle Nunes (Doc, 23 min, MG, 2018) 12 anos.
O que você estava fazendo naquela 3ª feira, quando a seleção brasileira entrava em campo para sofrer a maior derrota da sua história? Essa é a pergunta que permeia o documentário “8 de Julho – Jogo 61”. A obra conta a visão de sete personagens que, de alguma forma, estavam envolvidos com a partida na qual a seleção alemã goleou a brasileira, por 7 a 1, no Mineirão.

LANÇOU A PALAVRA: SÃO VICTOR DO HORTO OPERA MILAGRE EM ASSUNÇÃO
Gustavo Cerqueira Guimarães (Exp, 13 min, MG, 2018) 12 anos.
O vibrante Miro fala ao telefone com Bia enquanto assiste pela tevê ao jogo que decide quem entrará no Grupo do Atlético Mineiro, pela Copa Libertadores: Independiente del Valle, do Equador, ou Guaraní, do Paraguai. Miro está torcendo pelos equatorianos, pois, são considerados mais fracos e ele pretende conhecer Quito. Sua amiga está desinteressada do jogo, mas o resultado final os unirá.

"SABIÁ E CANARINHO"
Mateus Augusto Ferreira (Doc, 13 min, MG, 2016) 12 anos.
O documentário Sabiá e Canarinho tem como objetivo resgatar a inauguração do estádio Parque do Sabiá em 27 de maio de 1982, marco histórico para o povo de Uberlândia - MG, quando a seleção brasileira disputou amistoso contra a seleção da Irlanda, vencendo pelo placar de 7 x 0. A partida marcou também o último jogo da seleção antes de partir para a Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

SESSÃO CINEFOOT - DENTE DE LEITE

TAPETE VERDE

Dir. Angelo Martins,(Doc, 15 min, cor, HD, SP, 2013) LIVRE
Jovens incentivados pelos pais, inspirados por grandes craques e uma menina que tenta quebrar os paradigmas machistas do esporte em busca do sonho de ser jogador(a) profissional de futebol. A partir da tradicional peneira e da rotina de uma das personagens, a obra discute a motivação do sonho dos jovens, fruto da hereditariedade do esporte mais praticado do Brasil.

GAÚCHOS CANARINHOS
Dir. Rene Goya Filho (Doc, 15 min, cor, HD, Brasil, 2007) LIVRE
Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da Seleção Brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee

O PRIMEIRO JOÃO
Dir. André Castelão (Ani, 6 min, cor, HD,Brasil, 2006) LIVRE
Garrincha revela a origem do apelido "João" que ele dava a todos os seus marcadores em campo.
Verdade? Ninguém sabe.

SESSÃO CINEFOOT - DENTE DE LEITE
A RUA É PÚBLICA
Dir. Anderson Lima (Fic, 9 min, cor, Full HD, MG, 2013)
Um grupo de amigos acorda com vontade de jogar uma pelada na rua. A busca por um espaço acaba percorrendo outro caminho: o da luta pelo território livre do brincar.

CRAQUE
Dir. Julián Candón (Fic, 3 min, Espanha, 2017) 12 anos.
Em plena adolescência, Javi recebe um duro e intenso treinamento para aprender a jogar futebol. Em algum momento, todos devemos decidir o que queremos ser no futuro. Esse dia chegou para ele.

A CULPA É DO NEYMAR
Dir. João Ademir (Fic, 11 min, cor, HD, RJ, 2015) LIVRE
Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

DOIS PÉS ESQUERDOS
Dir. Isabella Salvetti (Fic, 6min, cor, HD, 2015) LIVRE
Nos arredores de Roma, Mirko está jogando futebol com os amigos. Ele encontra Luana, sentada nas proximidades. Aos doze anos, os jovens se dão bem, mas uma terrível surpresa deixa Mirko sem fôlego. Luana sorri feliz pela primeira vez em sua vida.

ONDE FICA
MUSEU BRASILEIRO DO FUTEBOL – MINEIRÃO
Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Portão G2 (em frente ao CEU-UFMG)
Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil