Desde a sua contratação, o goleiro Cássio viveu altos e baixos com a camisa do Cruzeiro. Após começar sua trajetória com grandes atuações e defesas difíceis, o atleta de 37 anos passou por uma má fase entre o fim de 2024 e o começo de 2025, mas retomou a boa forma durante o Campeonato Brasileiro. A recuperação do bom desempenho se reflete nos números.
Cássio lidera algumas estatísticas entre os goleiros do futebol brasileiro desde sua estreia com a camisa celeste, ainda em julho de 2024. Segundo o Sofascore, plataforma de estatísticas do futebol, neste período o arqueiro azul é o goleiro com maior porcentagem de bolas defendidas entre os goleiros no Brasil: 82,3%. Abaixo dele vem John, do Botafogo (80,7%), e Weverton, do Palmeiras (77,8%).
O goleiro Cássio também é destaque quando o assunto são os gols evitados. Contando desde a sua estreia no Cruzeiro, o defensor estrelado também lidera este quesito, tendo média de 11,8. Abaixo de Cássio neste critério estão Fábio, do Fluminense (8,6) e Walter, do Mirassol (7,7).
A maior nota de goleiros no Sofascore no período em que Cássio está no Cruzeiro também é do guarda-redes celeste, que tem média de 7,39. Marchesin, do Grêmio, vem logo abaixo, com média 7,37. João Ricardo, do Fortaleza, completa o top-3 neste quesito, com média de nota 7,3.
No período avaliado, o protetor da meta estrelada também tem uma das menores médias de gols sofridos entre os goleiros do futebol brasileiro. Neste critério, Cássio ostenta uma média de apenas 0,8 gol sofrido, perdendo apenas para John, do Botafogo (0,65). Em terceiro, já abaixo de Cássio, está Fábio, do Fluminense: média de 0,82 gol sofrido.
Ruim com os pés?
Uma das críticas que Cássio costuma sofrer é sobre sua atuação com os pés. Porém uma estatística levantada pela plataforma Sofascore contesta a tese. Segundo o site, desde que Cássio chegou ao Cruzeiro, ele é o goleiro com o 3º maior acerto no passe longo entre os goleiros no Brasil, tendo aproveitamento de 46,7% neste fundamento.
Desfalque
Nenhum destes atributos de Cássio estará disponível para o Cruzeiro no próximo domingo (20). Nesta data, a Raposa encara o Juventude às 16h, no Mineirão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo Cássio está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo contra o Fluminense e, portanto, está fora da partida.