O técnico Jonas Urias valorizou a estrutura oferecida pelo Cruzeiro como peça-chave para a preparação das Cabulosas para os desafios do segundo semestre. Após o treino aberto à imprensa e torcida neste sábado (19/7), ele detalhou como o clube tem conduzido o recondicionamento físico, técnico e emocional das atletas na intertemporada, mirando duelos decisivos como o confronto contra o Corinthians pela Copa do Brasil e as quartas de final do Brasileirão.
“Hoje, no nível em que o futebol é jogado, com a intensidade que se exige, a estrutura tem que ser o ponto de partida. É ilusão achar que vamos competir em alto nível sem qualidade no dia a dia, tanto de profissionais quanto de infraestrutura física. O Cruzeiro, com certeza, é um dos tops do Brasil nesse aspecto. Olha para o futebol feminino com respeito, dignidade e ambição e isso faz diferença”, destacou.
Urias também revelou que o clube vem investindo em ações específicas para fortalecer o aspecto mental das atletas, uma prioridade em momentos decisivos.
“No Cruzeiro, a dimensão mental do desempenho condiciona todas as outras. Estamos trabalhando isso de forma específica: momentos críticos do jogo, diferentes zonas do campo, simulações de pressão. Queremos que todas estejam preparadas para encarar esse jogo com o Corinthians como deve ser: um duelo de ‘matar ou morrer’. E estamos confiantes de que vamos entrar para matar, não para morrer”, afirmou.
O treinador ainda avaliou de forma positiva a pausa no calendário que deu à equipe cerca de 30 dias de intertemporada antes da sequência de três partidas decisivas em 11 dias. Para ele, esse intervalo foi importante para minimizar a sobrecarga de uma temporada exigente e corrigir pontos necessários com calma.
“A pausa faz bem. Ainda temos pouco lastro de competição no futebol feminino. Isso não é culpa de ninguém, mas é uma realidade. A sobrecarga pesa : física, tática, emocionalmente. A gente cuida disso com descanso de qualidade, treinos bem planejados, progressões controladas e jogos-treino que simulem a intensidade que vamos encontrar nessa reta final”.
Por fim, Jonas também agradeceu o apoio da torcida ao longo do ano e reafirmou o quanto a presença dos cruzeirenses nas arquibancadas influencia o rendimento em campo. “Desde a minha chegada, em outubro de 2023, eu entendi o quanto essa torcida faz diferença. A química entre a paixão do torcedor e o trabalho que é feito aqui dentro tem sido maravilhosa. Isso nos impulsiona. E a gente conta demais com eles nesses próximos jogos”.
O Cruzeiro enfrenta o Corinthians no dia 6 de agosto, pela terceira fase da Copa do Brasil Feminina. Na sequência, encara o Red Bull Bragantino pelas quartas do Brasileirão nos dias 10/7 e 17/7.