Após comandar o treino aberto do Cruzeiro feminino neste sábado (19/7), o técnico Jonas Urias falou sobre o momento da equipe durante a pausa nas competições. Com compromissos decisivos pela frente, como o duelo contra o Corinthians pela Copa do Brasil e as quartas de final do Brasileirão, o treinador ressaltou a importância da gestão de carga na reintegração de atletas que retornam de lesão.

Vanessinha, Calhau e Bianca voltaram aos treinos com bola nesta semana, mas continuam sendo monitoradas de perto pela comissão técnica. "É um trabalho minucioso de gestão de carga. Precisamos recondicioná-las sem passar do limite que o corpo permite naquele momento. Quanto mais tempo a atleta fica parada, mais tempo ela leva para estar pronta de forma segura. Se apressamos e há uma recaída, todo o processo se perde e geralmente com agravamento", explicou Jonas.

Segundo ele, todas as decisões estão sendo tomadas com muito diálogo entre os setores do clube, respeitando as etapas de cada jogadora. "Tudo é feito com cuidado, desde os estímulos na academia até a volta ao campo. E todas estão respondendo muito bem. A expectativa é contar com o grupo completo para o jogo contra o Corinthians."

Além da parte física, a pausa também foi importante para revisões táticas. Jonas revelou que a comissão técnica passou por dois dias de imersão para analisar o desempenho do time na primeira fase do Brasileirão. Fizemos um diagnóstico detalhado do que foi bem feito e do que precisa melhorar. Reformulamos partes do nosso modelo de jogo, ouvimos também as atletas e ajustamos o que teve maior adesão. Estamos aproveitando essas semanas para fortalecer o que funcionou e corrigir o que não foi tão bem."

Possíveis desfalques

Sobre as atletas convocadas para a Copa América (Isa Haas e  Camila para Seleção Brasileira) Jonas afirmou que há tempo hábil para que elas retornem e possam estar à disposição no jogo da Copa do Brasil.

"Já estamos em contato com a CBF e buscando o retorno mais rápido possível. Assim que se apresentarem, faremos uma avaliação completa para entender a condição em que chegam. Não participaram deste nosso período de ajustes, mas estão em um ambiente competitivo na seleção. Se tudo correr bem, vamos fazer de tudo para tê-las prontas."

O Cruzeiro enfrenta o Corinthians no dia 6 de agosto, em jogo único pela terceira fase da Copa do Brasil Feminina, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Depois, enfrenta o Red Bull Bragantino nas quartas de final do Brasileirão, nos dias 10 e 17.