Vindo de uma excelente vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã, que o colocou na liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá a chance de se manter e até mesmo ampliar a sua vantagem na ponta da tabela, desta vez, diante de seu torcedor. Neste domingo (20/7), às 16h, o time encara o Juventude no Mineirão.

Com 30 pontos, três a mais que Flamengo e Red Bull Bragantino, com 27 cada um, a Raposa pode chegar a 33 e se distanciar dos concorrentes. Essa ampliação, no entanto, depende dos resultados de ambos – enquanto o Urubu pega o Tricolor Carioca às 19h30, o Massa Bruta visita o Vitória no mesmo horário da partida de Belo Horizonte.

A chegada ao primeiro lugar fez a Nação Azul se animar ainda mais com este jogo, ou seja, a promessa é de estádio lotado. A expectativa do clube mineiro, que acumula 14 partidas de invencibilidade, é receber aproximadamente 50 mil torcedores.

Léo Aragão deve estar na meta celeste. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Time

Com relação à equipe que irá a campo, não deve haver surpresas, mas um desfalque precisa ser destacado: de Cássio. O goleiro recebeu o terceiro cartão amarelo na competição diante do Fluminense e estará suspenso para esta partida.

No seu lugar, Léo Aragão, que recebeu quatro oportunidades nesta temporada, deve atuar. Na lateral-esquerda, o treinador Leonardo Jardim conta com o retorno de Kaiki Bruno, que cumpriu suspensão no Rio de Janeiro e deu lugar ao jovem Kauã Prates, motivo de elogios por companheiros, torcida e imprensa.

Adversário

China Azul reencontrará o centroavante Gilberto. Foto: Fernando Alves/ECJ

A vitória por 2 a 0 sobre o lanterna, Sport Recife, não tirou o Juventude, que soma 11 pontos, da zona de rebaixamento. Por isso, o time gaúcho, mesmo sabendo da dificuldade que é enfrentar o Cruzeiro em BH, sabe da oportunidade para ter um 'respiro' na tabela.

Sem ter vencido fora de casa nesta competição, a equipe deve entrar em campo no Gigante da Pampulha com uma formação tática diferente dos últimos jogos, com uma peça a mais no meio-campo. Quem pode estrear, e justamente diante de seu ex-clube, é o atacante Gabriel Veron.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro x Juventude

Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Quando: domingo, 20 de julho de 2025, às 16h (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Transmissão: Sportv e Premiere

Provável Cruzeiro: Léo Aragão; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim

Provável Juventude: Gustavo; Reginaldo, Wilker Ángel, Marcos Paulo e Marcelo Hermes; Hudson, Caíque, Jadson e Luís Mandaca; Gabriel Taliari e Gilberto. Técnico: Claudio Tencati

Arbitragem: Lucas Casagrande (PR); Bruno Boschilia (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR). VAR: Wagner Reway (SC)