A lista de convocados do técnico Tite para os amistosos da seleção brasileira contra Uruguai e Camarões, em novembro, trouxe como grande surpresa o nome do goleiro Gabriel Brazão, do Cruzeiro. Com apenas 18 anos, o arqueiro celeste conquistou o comandante do escrete canarinho graças às suas atuações nas seleções de base, principalmente na Sub-17, quando foi eleito o melhor arqueiro do Mundial da categoria. Porém, não é com boas defesas que ele vem chamando a atenção. No caso da torcida da Raposa, Gabriel ficou em evidência junto à torcida por uma provocação ao arquirrival, Atlético, na decisão da Supercopa Sub-20.

Em novembro do ano passado, o Cruzeiro levou a melhor da decisão do torneio após bater o Galo na decisão por pênaltis. À época, brilhou a estrela do então titular da categoria sub-20, Vítor Eudes. Porém, o protagonismo ficou por conta de Gabriel Brazão, então com 17 anos, que provocou o rival imitando uma “galinha”.

A provocação chamou a atenção da torcida estrelada que ficou agitada nas redes sociais. Desde então, o goleiro, que ainda não estreoou com a camisa estrelada, é constantemente relembrado pelo episódio, ao qual pediu desculpas posteriormente.

 

OLHA O GABRIEL BRAZÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/eFRag5gs2i

— #VamosComTudoCEC (@VamosComTudoCEC) 23 de novembro de 2017

A imitação de uma "galinha" surgiu com Paulinho McLaren, em 1996, na vitória da Raposa sobre o Galo por 2 a 1, pelo Brasileiro. Posteriormente, Kléber, em 2009, repetiu o gesto na goleada celeste por 5 a 0, no jogo que abriu a decisão do Mineiro.

Gabriel é o terceiro goleiro da base chamado por Tite desde a Copa do Mundo. Antes dele, Hugo, do Flamengo, e Phelipe, do Grêmio, haviam sido lembrados. O comandante canarinho quer dar “bagagem” à nova safra de arqueiros que vem surgindo no país.