Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, e o Cruzeiro fez questão de se posicionar a respeito. Em postagem nas redes sociais, o time celeste citou atletas — do futebol masculino e feminino — negros que fazem parte de sua história.
"As páginas heroicas e imortais do Cruzeiro foram escritas por grandes ídolos negros. Dirceu Lopes, Vanessinha, Dida, Camila Ambrózio, Zé Carlos, nossa história passa pela excelência deles e de muitos outros. Neste Dia da Consciência Negra, celebramos a ancestralidade, a luta e ressaltamos o nosso compromisso na batalha contra o preconceito. Respeito sempre! #DiaDaConsciênciaNegra", escreveu o Cruzeiro na publicação.
Em resposta, um torcedor comenta que o compositor do hino cruzeirense, Maestro Jadir Ambrózio, também era um homem preto. "Excelente lembrança", respondeu o perfil do time mineiro.
Na imagem, o clube traz fotos de jogadoras e jogadoras negras de várias gerações de atletas do Cruzeiro, além de ter, em primeiro plano, um punho cerrado, símbolo da luta antirracista. As palavras escolhidas para o post foram "Erguido pela excelência negra".
As páginas heroicas e imortais do Cruzeiro foram escritas por grandes ídolos negros. Dirceu Lopes, Vanessinha, Dida, Camila Ambrózio, Zé Carlos, nossa história passa pela excelência deles e de muitos outros. ✊🏿✊🏾✊🏽
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) November 20, 2023
Neste Dia da Consciência Negra, celebramos a ancestralidade, a… pic.twitter.com/f6rbF7AhXP