O processo de reformulação proposto pela gestão Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro está apenas começando, mas, comparando com o que o time celeste demonstrou no início da temporada passada, pode-se dizer que o rendimento mudou “da água pro vinho”. Enquanto a equipe de Paulo Pezzolano possui aproveitamento de 81,4% até aqui, a versão 2021, então comandada pelo técnico Felipe Conceição, teve rendimento de apenas 55,5%.

Em números absolutos, na comparação entre o desempenho nos nove primeiros jogos das temporadas 2021, a produção praticamente dobrou. Enquanto no ano passado o Cruzeiro venceu apenas quatro partidas, empatou três e perdeu duas, o time desta temporada tem sete vitórias, um empate e uma derrota.

No rendimento ofensivo, a situação do time de Pezzolano também é infinitamente superior. Enquanto o time de Felipe Conceição balançou as redes apenas oito vezes (média de 0,88 por jogo), o ‘novo Cruzeiro’ já marcou 19 gols (média de 2,11 por confronto).

No comparativo, as duas versões da Raposa só se igualam no quesito gols sofridos. Em ambas as temporadas, a defesa foi vazada apenas seis vezes nas nove primeiras partidas do ano (média de 0,66 por jogo).

Alguns torcedores ainda um pouco mais ‘desconfiados’ em relação ao trabalho de Pezzolano poderiam alegar que os adversários enfrentados em 2022 foram de níveis inferiores. Entretanto, a comparação mostra que o argumento não é válido (confira quadro ao final da matéria).  

Dos nove adversários enfrentados pelo Cruzeiro nas duas temporadas, seis foram literalmente repetidos: URT, Athletic, América, Uberlândia, Tombense e Uberlândia. No Mineiro, as únicas exceções foram Boa e Coimbra, não coincidentemente as duas equipes rebaixadas ao Módulo 2 do Estadual no ano passado.

Já na Copa do Brasil, o adversário de 2021 foi o São Raimundo--RR, que tem infraestrutura  e tradição bem menores do que o Sergipe. Naquela ocasião, o Cruzeiro ficou no 1 a 1 com a equipe de Roraima e só se classificou por conta do regulamento. Neste ano, o time de Pezzolano fez 5 a 0 em Aracaju.

Na verdade, a primeira grande diferença para justificar essa disparidade de desempenho está no elenco. Do time comandado por Felipe Conceição no ano passado, seguem na Toca da Raposa apenas dez jogadores: o lateral Geovane, os zagueiros Eduardo Brock, Paulo e Weverton, os volantes Rômulo, Lucas Ventura, Adriano e Miticov e os atacantes Bruno José e Thiago. Mas é bom lembrar que boa parte deles, em especial os prata da casa, eram apenas reservas em 2021. Miticov, por exemplo, foi relacionado para três das nove primeiras partidas, mas sequer entrou em campo.

A segunda diferença, claro, seria a parte tática. Na última temporada, Felipe Conceição começou armando a equipe em um 4-2-3-1 e depois passou a adotar o 4-3-3. Entretanto, sua equipe criava poucas chances de gol e tinha baixo aproveitamento.

Pezzolano também prefere o esquema 4-3-3, mas nas primeiras nove partidas sobre o seu comando, fez questão de montar a Raposa em várias outras formações: 3-5-2, 4-4-2 e até 4-5-1. Mas seja qual for a tática mandada a campo, suas equipes buscavam sempre a recomposição rápida e a marcação com pressão. Como resultado, também cria muito mais chances concretas de gol.

Coincidência ou não, a 10ª partida na temporada 2021 também foi contra o Atlético e o Cruzeiro, mesmo com um time considerado inferior ao do adversário, venceu o clássico por 1 a 0. Em que pesem as diferenças de campanha celeste no início das temporadas passada e a atual, a torcida do Cruzeiro espera que o resultado contra o arquirrival seja o mesmo.

O clássico será disputado no dia 6 de março, no Mineirão, com mando de campo do Atlético. 

Raposa em 2021
Em 9 jogos: 4 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
55,5% de aproveitamento
8 gols a favor (média de 0,88)
6 gols contra (média de 0,66)

Raposa em 2022
Em 9 jogos: 7 vitórias, 1 empate, 1 derrota
81,4% de aproveitamento
19 gols a favor (média de 2,11)
6 gols contra (média de 0,66)

Jogos em 2021
Uberlândia 1x1 Cruzeiro
Cruzeiro 0x1 Caldense
URT 0X2 Cruzeiro
São Raimundo-RR 1x1 Cruzeiro
Cruzeiro 1x0 Athletic
América 1x0 Cruzeiro
Cruzeiro 0x0 Tombense
Boa 0 x 1 Cruzeiro
Coimbra 0x2 Cruzeiro

Jogos em 2022
Cruzeiro 3x0 URT
Athletic 0x1 Cruzeiro
Cruzeiro 0x2 América
Caldense 1x2 Cruzeiro
Cruzeiro 1x0 Democrata-GV
Tombense 0x3 Cruzeiro
Cruzeiro 2x1 Uberlândia
Cruzeiro 2x2 Villa Nova
Sergipe 0 x 5 Cruzeiro