O título do Cruzeiro sobre o maior rival no Campeonato Mineiro Feminino, conquistado na tarde deste domingo (19), confirmou a predominância do time celeste entre os clássicos realizados em 2023 nas diversas categorias do futebol mineiro.
Apesar de Cruzeiro não chegar à final do profissional masculino, vendo o Galo levantar a taça pela quarta vez consecutiva, o saldo foi muito positivo para a equipe da Toca da Raposa, que ficou com os títulos estaduais do Sub-20 e do Sub-17. Ainda pode ganhar mais um, no Sub-14, que está na fase semifinal.
No Sub-20, a conquista foi diante do Coimbra, mas a semifinal contra o Atlético foi marcante, motivada pela grande rivalidade. No primeiro confronto, o Galo venceu por 3 a 1. No segundo, o time azul mostrou grande poder de reação e devolveu o placar. Nos pênaltis, 4 a 1.
No Sub-17, o Cruzeiro voltou a superar o Galo nas semifinais, vencendo o alvinegro por 3 a 2, no CT de Vespasiano, e por 2 a 0, na Toca da Raposa II. A decisão foi contra o América. O placar elástico no primeiro confronto (6 a 1) deu tranquilidade à equipe, que ficou com o título após empatar em 0 a 0.
O Atlético foi campeão do Campeonato Mineiro Sub-15 em cima do Cruzeiro, vencendo os dois jogos da final: 2 a 1, na Toca da Raposa I, e 3 a 0, na Cidade do Galo. O Sub-14 está na fase de semifinais, com Cruzeiro e Atlético classificados.
As Cabulosas, como são chamadas as jogadoras do time profissional feminino, colocaram a cereja no bolo neste domingo. A conquista se deu em jogo único, no Independência, e a vitória por 1 a 0, com gol de Byanca Brasil, interrompeu o que seria o tetracampeonato alvinegro.
Apesar de o Cruzeiro ter perdido o título mineiro no masculino, o gostinho de ter "batizado" a Arena MRV, estádio do Atlético inaugurado neste segundo semestre, teve sabor especial para os torcedores. Pelo Campeonato Brasileiro, os celestes venceram por 1 a 0.