Com uma ajuda e tanto de sua bicicleta elétrica, o dono da SAF Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, conseguiu cumprir sua promessa e percorrer os 500 km do Caminho de Santiago, na Espanha, pelo acesso de seu time, o Valladolid, à primeira divisão do futebol espanhol.
A bike elétrica de Ronaldo usada na façanha é uma Specialized Turbo Levo, que custa a partir de R$ 57 mil, em sua versão mais básica. Completa, a bicicleta chega a sair por R$ 144.900.
A Specialized Turbo Levo é uma e-MTB, ou seja, uma bicicleta elétrica para prática de ciclismo de montanha, ou Mountain Bike. O modelo reúne uma série de tecnologias voltadas para amenizar o desgaste físico do ciclista em trilhas longas.
Bike de Ronaldo tem geometria sob medida
A bicicleta de Ronaldo tem quadro 100% de alumínio, vendida em 4 tamanhos (pequena, média, grande e extragrande). A Specialized Turbo Levo apresenta geometria personalizável.
O ângulo do guidão em relação à roda dianteira, por exemplo, pode ser ajustado entre 63° e 65,5°, enquanto a altura dele pode ser alterada 7 mm para baixo ou para cima, tudo para aprimorar o conforto e facilitar a vida do ciclista.
Bateria garante auxílio por até 5 horas de pedal
A bateria de 530 kW alimenta o motor elétrico da bike, que tem 565 W de potência. Ele não tem a função de movimentar a bicicleta em si, mas entra em ação entre uma pedalada para atenuar o esforço físico do ciclista.
A bicicleta do dono da SAF Cruzeiro traz ainda um ajuste eletrônico que calibra a intensidade do auxílio do motor elétrico conforme o terreno. São três modos disponíveis: Eco, Trail e Turbo. Conforme a fabricante da bike, a bateria suporta até 5 horas de pedal ininterruptos.
Na peça central do quadro, a bike traz um computador de bordo com tela digital, que exibe todas as informações relevantes sobre a trilha. Por meio dele é que o ciclista faz os ajustes em tempo real dos níveis de assistência da bicicleta elétrica, que ainda se conecta a um app, o Mission Control, que oferece diagnósticos sobre a trilha e outros ajustes finos da bike.