O que foi um projeto experimental e inovador no Rally dos Sertões volta a aparecer em 2022, mas agora com um passo adiante. O EXO Nb-Hybrid, carro da Giaffone Racing em parceria com a CBMM, empresa mineira de Araxá, chega para a edição deste ano do evento com expectativas de melhores resultados.
Os objetivos mais altos aparecem contando com avanço dos trabalhos feitos pela equipe de tecnologia, que fez com que o carro ficasse bem mais leve. Boa parte da estrutura do carro (mais de 90 itens) é
composta por nióbio que, além de diminuir o peso do veículo, permitindo um melhor desempenho, aumenta a segurança do próprio carro e também dos pilotos.
O nióbio vem do óxido de nióbio, retirado da terra araxaense antes de passar por cerca de 160 etapas até se transformar no produto usado no veículo. Um dos seus principais destinos acontece no ramo siderúrgico, com o nióbio sendo bastante usado junto ao aço.
EXO Nb-Hybrid: Aventura no meio do canavial
No começo do mês de maio, testes foram feitos na cidade paulista de Indaiatuba, com a reportagem do O Tempo Sports marcando presença, aceitando convite para ter a experiência de estar dentro do veículo em uma simulação real do que os pilotos vão enfrentar no Sertões.
O repórter sofreu a mais de 120km/h bem no meio de um canavial, em estrada de terra com trepidação pra dar e vender. A sensação de que o carro ia capotar a qualquer momento veio, em boa parte, pelo medo de um 'navegador de primeira viagem', que nunca havia tido experiência similar.
Maior do que o medo do repórter foi a segurança demonstrada pelo veículo nas curvas, frenagens e mudanças bruscas de marcha durante o percurso por uma irregular estrada de terra. Os testes animaram e muito o piloto Zé Hélio, que tem no currículo experiência em 26 edições do Rally dos Sertões.
"Estou muito feliz com a evolução rápida do carro. Essa melhora acontece a cada dia e tem me impressionado muito. O carro está mais leve e rápido, isso o faz ser mais resistente também. Nos últimos dois meses, foi impressionante como conseguimos melhorar o desempenho, foram mais de 150 kg perdidos, o que transforma o carro e seu desempenho. A performance melhora, a capacidade de freio também, não tem como não estar muito contente", comenta.
EXO Nb-Hybrid no Sertões 2022
Zé foi cuidadoso ao falar em resultados no Sertões, sabendo que o caminho é longo para incomodar os favoritos. "O resultado será uma consequência da nossa performance, estamos cada dia melhores", pontua o piloto, campeão do Sertões por cinco vezes na categoria motos e duas entre os bugues.
Dias após os testes, a equipe colocou o carro à prova no Campeonato Brasileiro de Rally Baja. O cuidado que muitos poderiam pensar ser necessário ficou de lado. A ideia era, justamente, fazer o carro ir ao seu limite, realizando a melhor preparação para o principal compromisso da temporada.
Além do Sertões, a CBMM e seu nióbio estão presentes em outras disputas de velocidade como a Fórmula E e o Extreme E, com a tecnologia sendo usada em competições de diferentes formatos. A ideia
é ir além das corridas e fazer parte, no futuro, da realidade dos cidadãos.
"Procuramos por projetos aderentes ao nosso propósito de levar inovação de ponta, que contribuam com a sustentabilidade do planeta. Além disso, as nossas iniciativas no motorsport visam testar tecnologia de nióbio em condições extremas e junto aos mais renomados especialistas, para que no futuro elas possam ser parte dos automóveis convencionais", pontua França.