A Fifa anunciou, neste domingo (27), uma série de punições à Rússia em resposta aos ataques do país à Ucrânia. Em seu site oficial, a entidade afirmou que condena todo tipo de uso de força por parte da Rússia na invasão ao território ucraniano e expressou solidariedade aos afetados pela guerra.
O Conselho da Fifa, formado pela presidência da entidade e seis presidentes de confederações, decidiu, com unanimidade, tomar ações imediatas em relação ao que envolve o futebol internacional.
Entre as sanções aplicadas, a Fifa proíbe o uso do nome “Rússia” em suas competições, além de impedir bandeiras e hinos do país em partidas oficiais. Veja a lista divulgada pela Fifa:
- Nenhuma competição internacional será disputada no território da Rússia, com partidas “em casa” sendo disputadas em território neutro e sem torcida;
- A associação que representa a Rússia deve participar de qualquer competição sob o nome "União de Futebol da Rússia (RFU)" e não "Rússia";
- Nenhuma bandeira ou hino da Rússia poderá ser usado em partidas em que equipes da União de Futebol da Rússia participem.
Além das punições anunciadas, a Fifa afirma que seguirá em contato constante com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a Uefa e outras organizações esportivas para determinar se serão necessárias ações adicionais, que podem até levar à expulsão da Rússia de competições, caso a situação entre os dois países não avance de forma positiva rapidamente.
A entidade também anunciou que “acredita fortemente que o movimento esportivo deve estar unido em suas decisões sobre este tema, e que o esporte deve continuar sendo um vetor de paz e esperança”.
Resposta
O presidente da Federação de Futebol da Polônia, Cezary Kulesza, postou em suas redes sociais que o posicionamento da Fifa é inaceitável, acusando ser um ‘jogo de aparências’.
“A decisão da FIFA de hoje é totalmente inaceitável. Não estamos interessados em participar deste jogo de aparências. Nossa postura permanece intacta: a Seleção Polonesa NÃO JOGARÁ com a Rússia, não importa qual seja o nome da equipe”, afirmou Kulesza.
No dia 24 de fevereiro, as federações da Polônia, Suécia e República Tcheca soltaram um comunicado em conjunto acerca das partidas das Eliminatórias da Copa que os países disputariam em território russo no final de março, garantindo não ter interesse em manter os jogos no país.
Em publicação, a Fifa afirma estar em diálogo constante com as federações desses países para resolver as questões das Eliminatórias da Copa do próximo mês.
Today’s FIFA decision is totally unacceptable. We are not interested in participating in this game of appearances. Our stance remains intact: Polish National Team will NOT PLAY with Russia, no matter what the name of the team is.
— Cezary Kulesza (@Czarek_Kulesza) February 27, 2022