A quinta rodada da segunda fase do Módulo II do Campeonato Mineiro pode garantir, de forma antecipada, o primeiro clube a conquistar o acesso à elite do futebol mineiro — e sem nem precisar entrar em campo. Com nove pontos conquistados no Grupo C, a URT se classifica à final se o Ipatinga, vice-líder da chave com três pontos, não vencer nesta rodada. Pelo Grupo D, o North também pode dar um passo importante rumo à decisão. Com cinco pontos, o clube depende apenas de si para assumir a liderança e se aproximar do acesso. Nesta etapa do torneio, os seis clubes são divididos em dois grupos com três times cada, que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os campeões de cada grupo sobem para o Módulo I e ocupam as vagas deixadas por Aymorés e Villa Nova, rebaixados neste ano. Confira os cenários possíveis.

Sem chances de retorno ao Módulo I do Campeonato Mineiro em 2026, o Mamoré entra em campo neste sábado (19/7) apenas para cumprir tabela, mas pode influenciar diretamente a disputa pelo acesso. O Sapo enfrenta o Ipatinga, às 16h, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas, pela penúltima rodada do Grupo C da segunda fase do Módulo II.

Leia mais: Pedrão, que pertence ao Cruzeiro, é anunciado por clube europeu

A semana foi de crise no clube alviverde. Após a derrota para a URT no “Clássico do Milho”, o Mamoré demitiu o técnico Bruno Barros e perdeu mais da metade do elenco, que pediu dispensa. Com isso, a equipe será comandada por Isaac Lucas, técnico do sub-20, e pelo preparador físico Wesley Edson, que utiliza um time mesclado entre jovens da base e os poucos profissionais remanescentes.

Do outro lado, o Ipatinga ainda sonha com o acesso. Vice-líder do Grupo C com três pontos, o Tigre precisa vencer o Mamoré neste sábado (19/7) e derrotar a URT na última rodada, que será em Ipatinga, no dia 26 de julho, às 16h. Além disso, o clube do Vale do Aço precisa tirar uma diferença de três gols no saldo para conquistar a vaga à elite do futebol mineiro.

Leia mais: Conmebol abre investigação sobre injúria racial sofrida por Caio Paulista, do Atlétic

Mais cedo, às 15h30, a Arena Credinor, em Montes Claros, será palco de outro duelo decisivo pelo Grupo D. O North, que tem cinco pontos, recebe o Patrocinense, que ainda não pontuou nesta fase. Em caso de triunfo, o time de Montes Claros vai a oito pontos e ficará na torcida por um tropeço do Democrata de Sete Lagoas, que tem cinco pontos e que enfrenta o Patrocinense no dia 27 de julho, às 10h, em Patrocínio. 

Sem pontuar nesta fase, o time de Patrocinense, que ainda tem chances matemáticas de classificação, precisa vencer as duas rodadas finais para buscar o acesso, já que Democrata-SL e North lideram o Grupo D com cinco pontos cada. Se conseguir duas vitórias consecutivas, o Águia Louca estará garantido na primeira divisão do Mineiro de 2026.

*sob supervisão de Frederico Jota.