Um ano após a queda, o Real Valladolid, da Espanha, garantiu, neste domingo (29), o acesso à elite ao ser vice-campeão da segunda divisão. Até então terceiro colocado, o Pucela, cujo sócio majoritário é Ronaldo, conquistou a vaga direta após derrotar o Huesca por 3 a 0. Apenas os dois primeiros sobem diretamente para La Liga. Aqueles entre a terceira e a sexta posição disputam a última vaga em uma eliminatória.

A vitória sozinha sobre o Huesca não bastaria para os pucelanos. O Valladolid precisava de um tropeço de adversários diretos, ou seja, Eibar e Almería. Ambos não venceram. Enquanto o então líder Eibar foi derrotado, fora de casa, pelo lanterna Alcorcón por 1 a 0, o Almería apenas empatou em 2 a 2, também fora de casa, com o Leganés. 

Os resultados, somados à vitória do Valladolid, em casa, por 3 a 0, alçaram os pucelanos à segunda colocação, com os mesmos 81 pontos do Almería. O Eibar, por sua vez, com 80 pontos, disputará um mata-mata contra Las Palmas, Tenerife e Girona para brigar pela última vaga na elite.

O acesso pucelano já repercutiu na Toca da Raposa. Mais cedo, o Cruzeiro saudou o coirmão nas redes sociais. “Parabéns, Real Valladolid!!! De volta na primeira divisão espanhola”, comentou a Raposa.