O Fluminense lançou o seu terceiro uniforme em homenagem ao sambista tricolor Cartola. Nesta quarta-feira (11/10), Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, completaria 115 anos. 

A camisa traz as cores verde, em predominância, e rosa, nos detalhes da gola, manga, ombros e numeração. A escolha faz referência à escola de samba Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais do carnaval carioca, atrelada à história de Cartola, um dos mais icônicos moradores da comunidade da Zona Norte da cidade. As camisas custam a partir de R$ 349 (masculina) e R$ 299 (feminina).

 

Para celebrar a paixão de Cartola pelo Fluminense, o uniforme homenageia um clássico do samba presente no primeiro álbum de estúdio do sambista, de 1974: a canção “Corra e Olhe o Céu”. A letra da música percorre toda a camisa, na parte frontal e nas costas, com fonte que replica as letras do próprio Cartola, transformando o uniforme em um manuscrito do artista.

 A camisa tem também o nome Cartola estilizado com elementos do Fluminense, marcando ainda mais a relação entre o clube e o poeta, na parte interna da gola.

“Homenagear Cartola, um dos maiores gênios da música brasileira, era um desejo antigo do Fluminense. Afinal, tê-lo como um dos mais ilustres torcedores de nossa história é motivo de grande orgulho. Essa é uma camisa carregada de força e significado. Reverenciamos a vida, obra, poesia e o legado de alguém que tem sua história entrelaçada à do clube que tanto amou”, afirmou o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.