Pensando na modernização dos estádios de Minas Gerais, a Federação Mineira de Futebol (FMF) criou, para o Campeonato Mineiro de 2024, um fundo no valor de R$ 1 milhão que será destinado aos clubes que mandam seus jogos em estádios do interior. Serão “premiados” com um montante maior deste fundo as instituições que forem mais bem avaliadas pela federação e pelos times visitantes.
O clube terá que fazer melhorias no seu estádio, focando em gramado, vestiário, iluminação e arquibancadas antes do Estadual começar. À medida que os jogos são disputados, a federação e os clubes visitantes farão uma avaliação das condições dos estádios. Ao término da primeira fase, os clubes mais bem avaliados receberão um montante maior deste fundo, mas todos que realizarem algum tipo de melhoria receberão uma contrapartida por parte da federação.
Leia mais: Mineiro 2024: divisão dos grupos e todas as novidades da disputa
“Já estamos em obras há dois meses, com algumas reformas importantes para a adaptação de VAR, cabine, receptivos de times que virão jogar conosco, vestiários tanto de arbitragem quanto de visitantes, principalmente o gramado e um aumento da capacidade também em torno de 4 mil pessoas. Ou seja, o que eles falaram nós recebemos muito bem, porque dinheiro é sempre bem-vindo no futebol. Mas a gente já está em fase bem avançada. Esperamos que em janeiro já tenhamos uma arena nova, mais charmosa e mais agradável, no autêntico futebol raiz”, comentou Vinicius Diniz, presidente da SAF do Athletic.
A ideia é incentivar os clubes a melhorarem para receberem as equipes visitantes, além de darem uma melhor qualidade de jogo. A médio e a longo prazo, o desejo é criar um selo de infraestruturas, mesmo sabendo das limitações de cada instituição.
A avaliação será pela FMF e pelos clubes, os grandes ‘fiscais’ nesse processo. A equipe visitante irá avaliar como foi a receptividade, como está o gramado, o vestiário, a iluminação, e tudo isso será levado em conta no final.
Gramados
Assim como foi neste ano de 2023, a FMF vai recuperar os gramados que não atendem às qualidades necessárias para o Campeonato Mineiro faltando 30 dias para o início da competição. Desta forma, os campos que precisarem deste apoio estarão entregues à federação a partir do dia 24 de dezembro.