O Foolad Sirjan, do Irã, quase viu o resultado ir embora, mas venceu os italianos do Civitanova, por 3 sets a 2, na tarde deste terça-feira, 10 de dezembro, pelo grupo A, do Mundial de Clubes de vôlei masculino 2024. O confronto, realizado na Arena Sabiazinho, em Uberlândia, foi disputado e marcado por viradas. As parciais foram 25/21, 14/25, 24/26, 25/ 23 e 16/14.

Em quadra, o central Chinenyeze, do Civitanova, foi o maior pontuador do jogo com 21 pontos, e anotou, 16  pontos de ataque, dois de bloqueio e três de saque. Pelo lado do Sirjan, Hajipour anotou 18 pontos, 16 de ataque e dois de bloqueio. 

Sem descanso, os iranianos do Foolad Sirjan enfrentam o Al Ahly às 10h, na quarta-feira (11/12). Enquanto o Lube Civitanova encara os donos da casa do Praia Clube, de Uberlândia, às 17h, no mesmo dia. 

O JOGO 

O Foolad Sirjan começou a partida impondo seu ritmo diante do Civitanova e abriu 2 a 0 com ataques precisos do ponteiro Abdolhamidi. Mas os italianos não ficaram atrás e logo empataram. O jogo seguiu equilibrado, ponto a ponto, até 7 a 7. A defesa iraniana mostrou consistência nos bloqueios, mantendo a liderança em boa parte do set, chegando a 10 a 7. O time de Sirjan soube explorar o fundo de quadra adversário, ampliando para 20 a 17. O Civitanova ajustou suas jogadas e encostou no placar, 22 a 20, mas não foi suficiente para virar. Com o set point na mão, os iranianos fecharam a primeira parcial em 25 a 21.

Na segunda parcial, o Civitanova, buscou a reação e fez 6 a 4 no marcador. Diferente do primeiro set, o Foolad Sirjan não manteve a efetividade em suas jogadas, e permitiu que os italianos aproveitassem suas falhas na recepção para ampliar a vantagem em 17 a 11. Com um bom volume de jogo e atuação consistente do central Chinenyeze, o Lube fechou o set em 25 a 14.

O equilíbrio foi a tônica do terceiro set. O Foolad Sirjan, guiado por Behrouz Ataei Nouri, fez ajustes importantes e voltou a apresentar um jogo sólido, abrindo três pontos diante dos italianos, com 6 a 3. O Civitanova tentou encostar no placar e fez 10 a 11. Os iranianos tentaram impor o ritmo do jogo, mas os italianos pressionaram e deixaram tudo igual em 18 a 18, depois 19 a 19. O confronto seguiu acirrado, o Civitanova conseguiu virar o placar. Com o set point nas mãos, o time italiano conseguiu parar o contra-ataque do Sirjan e viu o placar ficar 24 a 24, mas, com uma jogada de Podraščanin, fechou a parcial e garantiu a virada em 26 a 24.

Já na quarta parcial, o equilíbrio prevaleceu com um placar bem apertado em 12 a 13, com o Civitanovia à frente. Até o Sirjan conseguiu encostar em 16 a 16. O tie-break parecia longe, quando os italianos ampliaram em 18 a 16, mas os iranianos encontraram e garantiram a virada e fechar a parcial em 25 a 23.

No tie-break, as ações voltaram a ser equilibradas. As duas equipes trocaram pontos, sem deixar o adversário desgarrar no marcador. A vitória do Foolad Sirjan foi definida nos detalhes. O time iraniano fechou o set em 16 a 14, com um bloqueio decisivo de Hajipour, concluindo a partida com uma vitória por 3 a 2.