O Foolad Sirjan conquistou o terceiro lugar no Mundial de Clubes Masculino de Vôlei 2024, neste domingo, 15 de dezembro. A equipe iraniana venceu o Lube Civitanova por 3 sets a 2, em confronto emocionante realizado na Arena Sabiazinho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As parciais foram de 23/25;25/23, 21/25; 26/24 e 19/17.

Assim como na fase de grupos, quando italianos e iranianos protagonizaram um confronto acirrado decidido no tie-break. A disputa pelo bronze foi marcada por viradas e momentos de alta intensidade. Assim como na primeira fase, o Foolad Sirjan mostrou muita concentração e manteve o domínio em quadra e garantiu um lugar no pódio inédito.

Os maiores pontuadores foram o posto Hajipour, do Foolad Sirjan, com 24 pontos, e Dirlic, do Lube Civitanova, com 21 pontos para sua equipe. Pelo lado iraniano, Abdolhamidi também se destacou, enquanto Bottolo brilhou pela equipe italiana.

Caminho até o bronze

Nesta edição do Mundial de Clubes, Foolad Sirjan e Lube Civitanova integraram o Grupo A, ao lado do Praia Clube, do Brasil, e do Al Ahly, do Egito. Os iranianos lideram a chave de forma invicta, com três vitórias. Enquanto os italianos terminaram na segunda colocação com duas vitórias e uma derrota. Nas semifinais, o Lube perdeu para o Trentino por 3 a 0, e o Foolad foi superado pelo Sada Cruzeiro por 3 a 1.

O JOGO


O primeiro set foi equilibrado até o placar de 4 a 4. Em seguida, o Lube Civitanova abriu vantagem, chegando a 13 a 9. No segundo set, mesmo atrás no marcador, o Foolad Sirjan conseguiu diminuir a diferença para 15 a 14. Na segunda metade da parcial, as duas equipes cometeram uma série de erros, resultando no empate em 19 a 19. Porém, os italianos pressionaram e, aproveitando os problemas na recepção iraniana, fecharam o set em 25 a 23.


O segundo set começou semelhante ao primeiro, com as equipes equilibradas no placar até 6 a 6. No entanto, mais nervoso, o Lube passou a cometer mais erros. Mesmo lesionado e jogando no limite, o oposto Hajipour fez a diferença e ajudou o Sirjan a virar para 16 a 18. Aproveitando um erro de recepção da equipe italiana, os iranianos fecharam o set em 23 a 25, deixando tudo igual na Arena Sabiazinho.


O Lube Civitanova iniciou o terceiro set com vantagem, abrindo 3 a 1 no placar. Com um ataque agressivo, a equipe da Itália conseguiu desestabilizar a linha de recepção dos iranianos. O primeiro ace do time saiu só nesta parcial e das mãos do camisa 9, Poriya, que ampliou a vantagem para 11 a 8. A partir desse momento, o elenco italiano, comandado por Giampaolo Medei, emendou uma sequência de pontos, chegando a 20 a 15. Os adversários tentaram reagir, mas não foi suficiente para virar a parcial, que terminou em 25 a 21.

O Lube Civitanova liderava o quarto set com 23 a 21 e parecia estar com o bronze nas mãos. No entanto, após mudanças feitas pelo técnico italiano, a equipe não conseguiu manter o ritmo. O Foolad Sirjan aproveitou a oportunidade, empatou o jogo e, surpreendentemente, virou o placar para 26 a 24, levando a decisão para o tie-break.

No set decisivo, o equilíbrio permaneceu, com as duas equipes alternando a liderança no placar. O Civitanova teve a oportunidade de fechar o jogo em 14 a 13, mas um erro de saque permitiu ao Sirjan empatar. Em seguida, os iranianos também desperdiçaram o saque, mantendo o jogo tenso em 15 a 15. O Sirjan assumiu a liderança com 18 a 17. Após um pedido de desafio, um erro italiano resultou em ponto para os iranianos. No ponto decisivo, um novo desafio, desta vez solicitado pelos italianos alegando toque na rede, não foi confirmado, levando os iranianos à vitória no tie-break e para o pódio do Mundial de Clubes masculino de vôlei.