Mais uma medalha olímpica para o vôlei feminino do Brasil. Neste sábado, a seleção venceu a Turquia por 3 a 1 e conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A partida marcou a despedida da central Thaisa do elenco nacional, mas o técnico José Roberto Guimarães preferiu deixar o futuro em aberto.

Em entrevista após o confronto, o comandante, que já é tricampeão olímpico, não confirmou a permanência, mas também não descartou a saída.

“O que combinamos é de conversar com o Radamés (Lattari, presidente da CBV) e fazer um retrospecto do ciclo. A gente preparou bem, os profissionais que foram para a Turquia e para a Itália, todas as jogadoras chegaram nas melhores condições. Agora, o futuro eu não sei, sinceramente. Não me preparei para esse momento. Tem que curtir agora e depois conversar para definir”, avaliou Zé Roberto.

Há frente da seleção feminina há mais de duas décadas, Zé, como é chamado pelas jogadoras, acumulou conquistas e medalhas. Até hoje, é o único brasileiro a ter três ouros olímpicos, um conquistado como técnico da seleção masculina e dois com a feminina. Ele também chegou à prata em Tóquio-2020 e agora adicionou o bronze à coleção.

“Minha quinta medalha olímpica. É esse o significado da Olimpíada: alguém perde e alguém ganha. Elas lutaram do começo ao fim. Temos que valorizar essa medalha de bronze. Ser medalhista olímpico é importante, é história. Lógico que todo mundo queria o ouro e treinou para isso, mas os outros também treinaram”, comentou.

Em Paris-2024, o Brasil foi superado pelos Estados Unidos na semifinal e disputou o bronze contra a Turquia. Já as americanas vão defender o título frente à Itália, às 8h deste domingo (11/8).