Aos 23 anos, o central Pietro, de 2,04m, vive grande fase no Praia Clube e se firma como um dos destaques da Superliga Masculina 2024/25. Com 35 bloqueios, está entre os principais nomes do torneio ao lado de Éder, do Apan Blumenau, Judson, do Vôlei Renata Campinas, Lucão, do Sada Cruzeiro, e Leonardo, do Campinas. Além da força no bloqueio, é peça-chave na campanha da equipe de Uberlândia, que ocupa a terceira posição na tabela, atrás da Raposa e do time minastenista Itambé Minas, e segue na briga pelos playoffs.

Natural de Salvador, Bahia, Pietro começou no vôlei na escola e acompanhando a Seleção Brasileira pela televisão. Sem acesso à estrutura profissional no início, treinava em casa e buscava evolução com vídeos na internet. Em 2020/21, teve a oportunidade de vestir a camisa do time principal do Sada Cruzeiro e, na última temporada, fez parte do elenco do Araguari Vôlei. Com o fim da parceria entre Araguari e Praia Clube, os projetos seguiram de forma independente, e o central permaneceu na equipe de Uberlândia, que agora disputa a Superliga com time próprio.

A mudança para o Praia Clube não interrompeu a evolução de Pietro em quadra. Pelo contrário, o central se tornou peça essencial no esquema do técnico Fabiano Ribeiro, o Magoo. No primeiro turno, ajudou o time a fechar na quarta colocação, com 22 pontos, vencendo adversários como Campinas, Sesi-SP e Guarulhos. No returno, a equipe subiu para terceiro lugar, consolidando sua posição entre os favoritos e está embalada com três vitórias consecutivas, sobre Guarulhos, Joinville e Campinas.

“Tem sido um começo de temporada muito positivo. No Araguari, tive a oportunidade de crescer bastante como atleta, e agora no Praia sigo evoluindo, tanto individualmente quanto coletivamente. A equipe tem se mostrado muito unida e comprometida, e isso faz toda a diferença dentro de quadra”, destaca Pietro.

Bloqueio de Pietro diante do vôlei Renata/Campinas pela Superliga masculina de vôlei | Bruno Cunha/Praia Clube

 

Seleção brasileira

Em 2021, atuando pelo Sada Cruzeiro, Pietro foi convocado por Renan Dal Zotto para a Seleção Brasileira Sub-23. Naquele ano, a equipe conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior, e Pietro foi eleito o melhor central da competição.  Atualmente, na Superliga, ele se destaca entre os principais bloqueadores do campeonato, contribuindo para uma das defesas mais eficientes da competição.

Hoje, quando o assunto é Seleção Brasileira, Pietro não esconde o desejo de vestir a amarelinha em grandes torneios. “Defender a Seleção é um grande objetivo. Sei que tudo acontece no tempo certo, então meu foco agora é seguir trabalhando duro, me desenvolvendo e ajudando o Praia Clube a crescer cada vez mais”, afirma.

Returno da superliga e playoffs 

Com três vitórias seguidas no returno, o Praia Clube segue embalado na Superliga Masculina. A reta final da fase classificatória promete ser ainda mais equilibrada, e Pietro sabe que o Praia precisa manter o ritmo. “Nosso principal desafio é manter a consistência e continuar evoluindo. Temos um grupo muito comprometido, mas sabemos que ainda podemos melhorar em alguns detalhes, como a regularidade no saque e na recepção, para chegar ainda mais preparados nos playoffs”, finaliza.