A seleção brasileira masculina de vôlei derrotou a Alemanha por 3 sets a 1 para fechar a fase classificatória da Liga das Nações na liderança da tabela. O jogo foi no início da manhã deste domingo (20/7) em Chiba, no Japão. Com 32 pontos, o Brasil agora enfrenta a China nas quartas de final. Apesar de ser a seleção vice-lanterna, os chineses possuem vaga garantida por sediarem a fase final da competição.

Após perder o primeiro set por 25 a 21, a equipe mista comandada por Bernardinho reagiu e venceu as três parciais seguintes com placar de 25/23, 25/20 e 25/21. Arthur Bento, cria do Minas, foi o maior pontuador do jogo, com 20 acertos. Além dele, também tiveram oportunidade Matheus Brasília, Thiery e Matheus Pinta na titularidade. 

O próximo compromisso da seleção no dia 30 de julho, em Ningbo, já pela fase eliminatória, contra os donos da casa.

"É sempre bom ganhar, mesmo este jogo não valendo mais pela classificação. Sentimos que isso era uma final, principalmente para os caras que não tiveram oportunidade ainda. Podemos mostrar nosso trabalho e para nós era uma final. Conseguimos jogar bem taticamente", falou Arthur Bento.

O técnico Bernardinho também celebrou a oportunidade que os atletas mais novos tiveram de participar da última sequência de partidas.

"Conseguimos mexer muito nesses últimos dois jogos, e todos participaram em alguma medida. O Maicon ainda não teve sua chance, mas terá com certeza pela frente. Olhando para a China agora, reta final, agora é hora de mostrar que estamos preparados para lidar com pressão. Primeiro objetivo foi conquistado, mas agora é mata-mata, então queremos chegar o mais longe possível", concluiu o professor.

Brasil x Alemanha na VNL

No set inicial, os brasileiros enfrentaram dificuldades. A equipe alemã abriu vantagem no começo da parcial. O Brasil tentou reagir quando o placar marcava 24 a 19 para os adversários, mas o saque para fora de Darlan definiu a vitória alemã por 25 a 21.

A seleção brasileira melhorou seu desempenho na segunda parcial. O time abriu o placar e conseguiu manter a vantagem até o final, fechando em 25 a 23, mesmo com a forte pressão dos alemães.

No terceiro set, o Brasil começou bem e estabeleceu uma diferença de seis pontos logo no início, com 11 a 5 no placar. A Alemanha diminuiu a desvantagem durante a parcial, mas a equipe brasileira manteve o controle e venceu por 25 a 20.

O quarto set permaneceu equilibrado até o 12º ponto. A partir desse momento, o Brasil conseguiu abrir vantagem e fechou a parcial em 25 a 21, garantindo a vitória na partida.