Com oito duplas brasileira, o Mundial de Vôlei de Praia começou nesta sexta-feira (10), em Roma, na Itália. No dia da estreia, foram seis partidas com participação do Brasil, com cinco vitórias e uma derrota. Veja o resumo completo:

Leia mais: Veja a tabela completa dos jogos do Brasil na fase de grupos do Mundial de Vôlei de Praia

Talita/Rebecca

No início da manhã, às 7h, Talita e Rebecca passaram com facilidade pela dupla da República Dominicana, representada por Payano e Rosario. As brasileiras levaram a melhor por 2 sets a 0 e parciais elásticas de 21/6 e 21/11.

Forçando no saque, a dupla do Brasil pontuou cinco vezes nesse fundamento, sem sofrer nenhum ace. O ataque brasileiro também foi mais efetivo e dominou a partida desde o início.

No sábado (11), as brasileiras terão um dia de folga e voltam a atuar no domingo (12), às 9h, contra Lahti/Ahtiainen, da Finlândia.

Bárbara/Carol

Pouco depois, às 8h, Bárbara Seixas e Carol Solberg conquistaram a segunda vitória brasileira ao vencerem Erika e Poletti, do Paraguai, também por 2 sets a 0, em parciais confortáveis de 21/8 e 21/15.

Com jogo equilibrado, as brasileiras pontuaram cinco vezes no bloqueio e seis vezes no saque, além de terem cedido apenas dois pontos em erros para as adversárias, que não conseguiram se manter no páreo.

Já no sábado, Bárbara e Carol enfrentam Diana e Margarita, da Colômbia, às 11h, pela segunda rodada.

Duda/Ana Patrícia

Ainda entre as mulheres, a parceria entre Duda e Ana Patrícia mediu forças com a forte dupla chinesa Wang e X. Y. Xia e, novamente, dominou a partida, vencendo por 2 sets a 0 (21/11; 21/13).

As brasileiras tiveram muito sucesso no bloqueio, pontuando seis vezes nesse fundamento, contra apenas um ponto das adversárias. As chinesas também erraram muito mais (14) e encontrou uma dupla brasileira bastante eficiente.

A próxima partida de Duda e Ana Patrícia será já no sábado, às 10h, contra Schutzenhofer Plesiutschnig, da Áustria.

André/George

No naipe masculino, André e George abriram o dia para os brasileiros com uma vitória um pouco mais apertada contra Salemi e Vakili, do Irã. O bloqueio do Brasil fez a diferença, com a dupla fechando a porta para os adversários e marcando 12 pontos nesse fundamento. A partida foi decidida no set desempate, com os brasileiros levando a melhor, de virada, por 2 a 1 e parciais de 19/21; 21/14 e 15/10.

No sábado, André e George duelam com Huber/Dressler, da Áustria, às 9h.

Bruno/Saymon

Na sequência, o campeão olímpico Bruno Schmidt e Saymon superaram os irmãos Nicolas e Tomás Capogrosso, da Argentina, por 2 sets a 0 e placar duplo de 21/16. Mais eficientes, os brasileiros erraram menos que os adversários e forçaram mais o saque, tendo marcado cinco pontos nesse fundamento. Com os ataques em pé de equilíbrio, a pouca quantidade de erros fez a diferença para a vitória brasileira.

Os brasileiros voltam a atuar no sábado (11), enfrentando a dupla Jawo e Jarra, do Gamão, às 14h.

Taiana/Hegê

O primeiro e único revés brasileiro do dia de estreia veio logo na última partida. Taiana e Hegê foram superadas pelas irmãs italianas Reka e Viktoria Orsi Toth por 2 sets a 0 (21/14; 21/19).

As brasileiras pontuaram mais no ataque, mas cometeram mais erros que as adversárias, que desperdiçaram menos chances. No saque, superioridade italiana. As irmãs Orsi Toth marcaram oito vezes nesse fundamento, enquanto as brasileiras maracaram somente três aces.

Com um dia de descanso no sábado, Taiana e Hegê voltam às areias no domingo (12), quando enfrentam Worapeerachayakorn e Naraphornrapat, da Tailândia, às 6h do horário de Brasília.