Pelé, referência brasileira e mundial para todos os apaixonados por esporte, faleceu no último dia 29 de dezembro, aos 82 anos. Mesmo sendo um atleta de futebol, sua influência se espalha por inúmeras modalidades esportivas pelo país. No voleibol, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou que as rodadas da Superliga Masculina e Feminina terão homenagens ao Rei.

Segundo a entidade, será feito o tradicional minuto de silêncio antes dos jogos da primeira rodada do returno da competição masculina e da 11ª rodada do turno feminino. O primeiro confronto de 2023 acontece nesta quinta-feira (05). Em Belo Horizonte, o Itambé Minas recebe o Brasília Vôlei, às 21h30, na Arena UniBH. 

“Pele é referência para o mundo. Não o vi jogar, mas vi alguns vídeos e escutei muito sobre ele. Ele e Senna são os maiores atletas e personagens esportivos da nossa história. Sua história é inspiradora. Ficará para sempre em nossas lembranças”, diz o levantador William Arjona, capitão do Itambé Minas.

“Meu pai era santista e cresci escutando as histórias do melhor jogador de futebol de todos os tempos. Acompanhei por vídeos e documentários tudo o que meu pai contava. O nome Pelé transcende o esportivo, o futebol está dividido em antes e depois dele. A 10 é usada pelos craques por causa dele, jogadas foram nomeadas porque ele fez primeiro. Porém o mais importante é o seu legado de humildade e amor pelo nosso país. Defendeu nossas cores, nosso país e levou esperança para todos”, completa o oposto Renato, do Brasília Vôlei.

O único brasileiro tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães, também falou sobre a influência de Pelé no esporte. “Pelé foi o maior ícone que já tivemos. O Atleta do Século era brasileiro e tivemos a felicidade de disfrutar bastante de seu legado”, declarou Zé Roberto, técnico do Barueri e da Seleção Brasileira.  

“Ele foi influência em todas as crianças. Todo mundo já imitou o Pelé em algum momento, brincando de futebol, dando soco no ar. Isso desperta o prazer pelo esporte. O ídolo é o primeiro estímulo para começar em uma modalidade esportiva, e o Pelé foi o maior de todos. Foi quem me incentivou a enxergar o esporte de maneira diferente, como uma carreira”, conta Maurício Thomas, técnico do Abel Moda Vôlei