Vôlei

Em final eletrizante, Gerdau Minas vira e é campeão do Sul-Americano feminino

Na final 'pão de queijo', a equipe de BH levou a melhor sobre o Praia Clube

Por Vitor Fórneas
Publicado em 18 de fevereiro de 2024 | 17:10
 
 
 
normal

Em uma final eletrizante, o Gerdau Minas se consagrou campeão do Sul-Americano de Vôlei Feminino ao vencer o Dentil Praia Clube por 3 sets a 2 (24x26, 16x25, 25x19, 25x22, 15x11). A equipe da capital mineira se reabilitou na partida, já que o time do Triângulo Mineiro abriu 2 a 0 no placar. Agora, o Minas tem sete títulos na competição. A partida foi disputada em Bauru (SP) neste domingo (18 de fevereiro). 

O primeiro set da finalíssima foi marcado por muito equilíbrio. Dentil Praia Clube e Gerdau Minas não conseguiram abrir vantagem no marcador, e os técnicos paravam o duelo com o objetivo de traçar a melhor estratégia com as respectivas equipes.

Os times se revezaram à frente do marcador e, em determinado momento, o Praia Clube se aproveitou dos erros do adversário para abrir vantagem, porém durou pouco tempo. O Minas se reabilitou e conseguiu a igualdade depois de ver o Praia com três sets points. 

Em um ponto de defesa de Kasiely, o Praia Clube fechou o set por 26 a 24. Veja o detalhamentos dos pontos do set que teve 34 minutos de duração:

  • Saques - 2 x 1
  • Bloqueios - 2 x 4
  • Ataques - 12 x 12
  • Erros do adversário - 10 x 7 

Ao contrário do primeiro, o segundo set foi marcado pela soberania do Praia Clube (25 a 16). A equipe do Triângulo Mineiro aproveitou os erros do Minas e, desde o início, conseguiu folga no marcador. 

As falhas do Minas foram tantas, que a prova disso é que a maioria dos pontos do Praia Clube foi de ‘erros do adversário’. Confira a relação dos pontos no set que teve 28 minutos:

  • Saques - 0 x 1
  • Bloqueios - 4 x 3
  • Ataques - 10 x 7
  • Erros do adversário - 11 x 5

Virada histórica

O Gerdau Minas veio para o terceiro set completamente diferente. A equipe de Belo Horizonte aproveitou os contra-ataques para retomar a briga pelo título sul-americano. Logo no começo do set abriu cinco pontos de vantagem e não perdeu a liderança no marcador. Julia Kudiess foi o destaque do time com oitos pontos, enquanto Kasiely pelo Praia Clube (2 pontos). O set, que teve 29 minutos de duração, terminou com a vitória do Minas por 25 a 19. Veja o detalhamento dos pontos:   

  • Saques - 2 x 1
  • Bloqueios - 4 x 0
  • Ataques - 15 x 8
  • Erros do adversário - 4 x 10

“Lá e cá”. É assim que o quarto set pode ser definido. O Gerdau Minas voltou para a quadra com a mesma intensidade e fez frente ao Dentil Praia Clube. Após ter aberto 2 a 0 na soma dos sets, a equipe do Triângulo viu a vantagem ir embora após a diminuição na intensidade.

A entrada da oposta Tainara pelo Dentil até esboçou reação no Praia, mas o coletivo do Minas prevaleceu e a equipe ganhou o set por 25 a 22 levando a decisão para o set desempate.

No Tie Break, o Gerdau Minas começou eletrizante abrindo três pontos de vantagem. Isso fez com que o treinador do Dentil Praia Clube, Paulo Coco, solicitasse tempo técnico. Mas de nada adiantou, as comandadas de Nicola Negro mantiveram o ritmo, venceram o set desempate por 15 a 11 e levantaram o sétimo troféu para a equipe.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!