Título inédito

França supera EUA em jogo de viradas e é campeã da Liga das Nações

Franceses abriram 2 sets a 0, sofreram o empate e precisaram colocar a cabeça no lugar para vencer no tie-break

Por Débora Elisa
Publicado em 24 de julho de 2022 | 18:56
 
 
 
normal

Os atuais campeões olímpicos sobem no lugar mais alto do pódio mais uma vez. Em vitória apertada sobre os Estados Unidos, a França fez 3 a 2 (25-16; 25-19; 15-25; 21-25; 15-10) neste domingo (24) para se sagrar campeã da Liga das Nações de Vôlei (VNL) pela primeira vez.

A França abriu 2 sets a 0, com muita autoridade, mas viram os americanos empatarem a partida e levar a decisão para o tie-break. No set desempate, o time da França teve tempo de colocar a cabeça no lugar, diminuir o número de erros e abrir uma vantagem logo no início do set. Depois, foi só administrar e levantar o troféu.

Ngapeth, ponteiro da França, teve momentos de altos e baixos, mas terminou o jogo como o maior pontuador ao anotar 22 acertos. Patry fez 17. Na quadra americana, Aaron Russell, protagonista na eliminação do Brasil nas quartas de final, marcou 20 pontos e foi o principal atacante dos EUA.

Leia mais: França provoca EUA imitando lance de futebol americano antes da final; assista

A medalha de ouro da VNL para a França abre, com o pé direito, o ciclo olímpico de Paris 2024, Jogos Olímpicos em que serão os anfitriões. Em Tóquio 2020, os franceses ficaram, também, com o ouro e, se vencerem o Mundial, que começa no dia 26 de agosto, podem levar os três títulos mais importantes do vôlei internacional em um período de um ano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!