O Gerdau Minas adicionou um troféu novo na coleção. Na noite desta sexta-feira (3), venceu o Dentil Praia Clube por 3 sets a 2 (25/19; 26/24; 25/22 e 21/25 e 15/12) no Arena Hall, em Belo Horizonte, para ser campeão da Supercopa pela primeira vez em sua história. Impondo seu ritmo de jogo e sendo mais agressivo ofensivamente, o time da capital ainda contou com uma noite inspirada no saque para confirmar a vitória e levantar o troféu que inaugura a temporada nacional.
Com o pé no acelerador desde o início, o elenco minastenista pareceu ter esquecido a derrota de apenas três dias atrás, contra o próprio Praia, pela final do Campeonato Mineiro. Muito encaixado, o time era outro. O estilo de jogo rápido da levantadora Jenna Gray rendeu resultados e as atacantes corresponderam quando acionadas.
E se o Minas sacava bem de um lado, o Praia Clube estava com um bloqueio afiado do outro. Esse fundamento foi o principal que fez com que o time se segurasse com o jogo equilibrado, principalmente a partir do segundo set. O clube de Uberlândia, porém, sofreu muito na linha de passe e não conseguiu entregar a bola na mão da levantadora Claudinha, fato que fez a diferença ao longo do jogo.
Com um elenco cheio de estrelas, o técnico Paulo Coco tentou mexer no time para mudar a história do jogo, e as mudanças surtiram efeito. O Praia até conseguiu empatar e forçar o quinto set, mas o Minas, empurrado pela torcida na capital Mineira, fechou a conta para ficar com o troféu.
Com a vitória minastenista, o tradicional ‘Clássico Pão De Queijo” entre Gerdau Minas e Dentil Praia Clube agora está empatado na temporada, com uma vitória (e um troféu) para cada lado.
Como foi o jogo Gerdau Minas x Dentil Praia Clube
Na primeira parcial o Minas deixou tudo em quadra. E tudo pareceu funcionar. O ataque muito agressivo complementou um saque forçado que, além de marcar pontos, facilitou a marcação do bloqueio. Aos poucos, o início equilibrado se tornou um jogo de domínio minastenista.
A estratégia do técnico Nicola Negro parecia ser de direcionar o saque para Kuznetsova, que foi a principal pontuadora da equipe do Praia na final do Campeonato Mineiro. Assim, a russa, além de sofrer momentos de instabilidade no passe, também foi 'tirada' do ataque.
No segundo set foi o Praia Clube que saiu na frente em boas jogadas ofensivas. O Minas, porém, teve outros planos. A noite das sacadoras foi inspirada, e além dos aces, impediu com que a levantadora Claudinha jogasse com o passe na mão e forçou o técnico Paulo Coco a mexer bastante no time para tentar encontrar um bom ritmo.
Com o set point na mão, o Minas chegou a “fechar” o set, mas um desafio bem pedido mostrou um toque sutil da saia do uniforme de Julia Kudiess na rede que forçou os times a voltarem para a quadra com o placar em 24 x 23. Na conta do técnico Paulo Coco, que realizou as trocas corretas e desafiou no ponto improvável, o Praia foi buscar a vitória após uma sequência de bloqueios e empatou o duelo.
Sem querer abrir perder a vantagem, o Minas voltou com o saque agressivo que voltou a fazer a diferença. O domínio minastenista, porém, foi ficando no retrovisor à medida que o duelo se equilibrava, ponto a ponto. De um lado, o ataque do Minas tentava se manter agressivo, mas o acerto da marcação do bloqueio praiano começou a fechar as portas para as atacantes. Falou mais alto o ataque rápido minastenista, que entrou no quarto set com a vantagem em busca do título.
No tudo ou nada, o quarto set teve o duelo mais equilibrado da partida. O Praia Clube encontrou seu ritmo de ataque, contando com a potência da russa Kuznetsova, e mais uma vez, com a boa marcação do bloqueio para forçar o quinto set.
No desempate, o Minas conseguiu construir boa vantagem no início e chegou a ter quatro pontos a mais. O visitante até correu atrás e diminuiu a distância, mas não conseguiu confirmar e o Minas, com um ace de Thaisa em momento crucial, abriu mais e ficou com a vitória.
De olho na Superliga
Virando a chave para a liga nacional, o Gerdau Minas estreia na quinta-feira (9), contra o Bluvolei, na Arena UniBH, às 18h. O atual campeão nacional Dentil Praia Clube joga já na terça-feira (7), também em casa, em Uberlândia. Ele recebe o São Caetano às 18h30.