Natal e Ano Novo

Sada Cruzeiro revela orientações para jogadores em período marcado por comilança

Clube celeste explica se atletas estão liberados para participar das ceias de Natal e Ano Novo, marcadas por mesas fartas

Por Matheus Oliveira
Publicado em 23 de dezembro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Acostumados a uma alimentação regrada ao longo do ano, jogadores de vôlei se deparam, em dezembro, com festas em família marcadas pela comilança e bebedeira. Líder da Superliga Masculina, o Sada Cruzeiro explica se os jogadores estão liberados para participar das ceias de Natal e Ano Novo, marcadas por mesas fartas.

A nutricionista do clube, Bárbara Meirelles, ressalta que, além de ficarem frente a frente com as guloseimas, os atletas ganharam alguns dias de folga neste fim de ano e, por isso, vão queimar menos calorias. "Eles precisam ter uma atenção especial na parte da alimentação, ainda mais nesse período em que a demanda energética deles diminui muito, pela redução dos treinos."

Apesar disso, a turma poderá curtir as celebrações. "Eles estão liberados para ceiar com a família e curtir as festas. Como já seguem uma alimentação bem equilibrada durante todo o ano, o impacto é mínimo. E depois a gente consegue recuperar isso rapidamente."

Mas uma cervejinha, um vinho, um champanhe também pode? "Os atletas precisam ter um controle da ingestão de álcool, porque ela prejudica a recuperação muscular e o ganho de massa magra, mas, como nesse recesso a gente tem um intervalo maior para o início dos jogos, não vai ser nada que impacte a performance. Eles podem aproveitar, com moderação, nas festas de final de ano."

Até a volta aos treinos, no dia 2 de janeiro, os jogadores do Sada terão 12 dias de folga. Isso é possível porque a Superliga entrou em recesso, justamente devido às celebrações de dezembro. O retorno do time celeste às quadras está marcado para o dia 6, quando enfrenta o Rede Cuca, em Contagem, pela primeira rodada do returno da competição.

Nem todos os dias de descanso, portanto, serão de ceia. Apesar de poderem apreciar as iguarias típicas do fim de ano, os jogadores sabem que é preciso ter bom senso e seguir algumas instruções passadas por Bárbara.

"Para alguns, eu passo uma orientação especial, seja por alguma lesão ou pela necessidade de adequar algum aspecto da composição física. Os outros atletas já possuem um plano alimentar individualizado que já seguem durante a temporada, e eu peço que eles usem esse plano como base neste período, para não ficarem totalmente soltos nessa parte de alimentação e para que a gente não tenha um impacto grande ao retornar aos treinos", explica a nutricionista.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!