A linha de SUVs da alemã Audi atende por família Q, no Brasil, são oferecidos os modelos Q3, Q5 e Q7, que acabam de ganhar a companhia da nova estrela da marca, o Q8, que chega mais tecnológico que seus irmãos.
O sofisticado modelo, cujas linhas também remete a um clássico coupé, de quatro portas, foi uma das atrações da marca das quatro argolas durante o ultimo Salão do Automóvel, que aconteceu na capital paulista em novembro do ano passado.
Confira o test ride do SUV feito no deserto do Atacama:
Para apresentar o Q8 à imprensa especializada, a Audi reservou o Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, próximo a Campinas (SP), foi possível conhecer, em detalhes o que o modelo tem como diferenciais para encarar de frente a concorrência com os conterrâneos, BMW X6 e Mercedes-Benz GLE.
A começar do sistema de tração integral permanente quatro, marca registrada da Audi e da altura livre do solo de até 220 mm, que credencia o SUV ir além do asfalto. Produzido na planta de Bratislava, na Eslováquia, o Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990, como preço de lançamento e já está disponível nas concessionárias.
Visual
A grade dianteira em formato octogonal com uma gigantesca moldura que, dependendo da configuração, pode receber a cor da carroceria, cinza grafite ou preta assina o novo visual da família Q. Em torno dela aparecem os faróis alongados com tecnologia full LED e as entradas de ar inferiores avantajadas, que deixam, de maneira geral, a aparência bastante intimidadora.
O perfil é bem limpo, mas com linhas marcadas. Uma aplicação fumê cruza de uma ponta à outra, a traseira, e traz as luzes alojadas nela – quando acesas, as lanternas iluminam a peça. Essa é uma nova característica dos principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou noturna, assim como no Quattro original.
Display
Por dentro, uma nova linguagem de design da Audi aparece. Três telas chamam atenção. A primeira é o já conhecido painel de instrumentos digital, o Virtual Cockpit. Outros duas ficam localizadas no console central, uma em cima da outra. A superior tem 10,1 polegadas, enquanto a de baixo tem 8,6 polegadas.
Ambas são em alta resolução e emolduradas por acabamento em preto brilhante. Além disso, as telas são sensíveis ao toque. A de cima mostra a câmara de ré, o sistema de áudio e o navegador.
Já a de baixo traz os controles de ar-condicionado e oferece acesso direto a funções como o controle dos modos de operação – desativa o start-stop e ativa o head-up display, por exemplo.
Família VW
O SUV é montado sobre a plataforma MLB, que serve de base também para o Q7 e alguns outros modelos com motor longitudinal do Grupo Volkswagen, incluindo o Volkswagen Touareg, o Porsche Cayenne, o Bentley Bentayga e o Lamborghini Urus.
E foi projetado para bater de frente com os conterrâneos alemães BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé, além de outros modelos com características mais esportivas, como o Volvo XC90.
São 4,99 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,70 m de altura e 3,00 m de entre-eixos. O utilitário é apenas 6,6 cm mais curto que o Q7. O porta-malas comporta 605 L de capacidade – são 25 L a mais que o BMW X6.
Motor
O SUV é empurrado por um moderno V6 de 3.0 L, com 340 cv e 51 kgfm de torque, associado a uma caixa automática sequencial de oito velocidades, sistema Quattro de tração integral, sete modos de condução e suspensão pneumática ajustável.
Ambos os motores estão associados a um sistema híbrido auxiliar, de 48 volts, capaz de manter o automóvel em movimento em condições de baixa inércia, entre 55 e 160 km/h. Outro recurso disponível é o eixo traseiro com esterçamento de até 5 graus.
Assistência ao motorista
São muitos os sistemas que facilitam a vida do motorista, seja estacionando, rodando na cidade ou em longas viagens. Pacotes diferentes, mas todos atuando na assistência a quem dirige, são destaques no Q8. O Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist.
Em utilização, o sistema garante controle em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente. Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfego.
Quanto custa
Oferecido em duas versões, a Performance a partir de R$ 494.990 e sua variante, Performance Black a partir de R$ 531.990, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.
Como promoção de lançamento a Audi está comercializando o Q8, por tempo limitado, com preços a partir R$ 471.990 na versão Performance e R$ 503.990 na versão Performance Black.
Opcionais
Entre os muitos opcionais, a suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado, que pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 90 mm. É possível escolher também rodas de alumínio aro 22 e faróis Full LED.
Em Belo Horizonte, o Carbel Group,por meio do Audi Center Carbel, é a concessionária exclusiva da marca e onde o modelo já está disponível.